por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | miguel.encarnacao@live.com

Doenças e lesões, como dores de costas, levam muitas pessoas a procurar consultas médicas de especialidades como a Ortopedia e a Fisiatria. Na realidade muitos pacientes podem encontrar uma importante melhoria na sua qualidade de vida sem ter que passar, em muitas ocasiões, por consultas médicas. Praticar o desporto que se adequa mais às suas necessidades físicas pode ajudá-los muito a melhorar fisicamente.

De qualquer forma, é imprescindível ter em conta as características do transtorno que se sofre antes de se começar a fazer algum desporto, caso contrário poderemos estar a agravar a situação. O tratamento correto, da doença ou lesão, passa por conhecer as suas causas e com base nesse conhecimento eleger a atividade física que a pode melhorar.

Assim, para acabar com as dores provocadas por um estilo e vida sedentário, é importante optar por um desporto de baixo impacto que não force em excesso as articulações. Se a pessoa sofre de obesidade, recomenda-se um desporto aeróbico de baixa intensidade e longa duração. A natação e a bicicleta podem ser excelentes opções.

Na realidade, a natação é o desporto mais completo que existe e recomenda-se para a maioria das pessoas. Para quem sofre de dores de costas, é um desporto que deve ser especialmente indicado, sobretudo se se optar por nadar crawl ou costas, pois são estilos que não provocam uma extensão forçada da coluna.

Por outro lado, se tem uma entorse ou lesão dos membros inferiores, é importante fortalecer a musculatura, quer para melhorar a estabilidade das articulações, quer para promover a sua recuperação. Recomenda-se que a após a fase de reabilitação se comece por bicicleta convencional e depois se passe para bicicleta elíptica. No caso dos membros inferiores, mais uma vez a natação será uma boa opção, embora seja sempre correta a realização de exercícios específicos para a zona lesionada.