A escola de treino canino Iron Dog Algarve, localizada em Quarteira, irá realizar no próximo dia 9 de abril a «1.ª Prova TS/BH». Durante o domingo vários cães serão avaliados por Cláudia Miranda, juíza internacional e coordenadora nacional da modalidade de RCI/IPO, em duas vertentes: teste de sociabilidade (TS) e BH (Begleithund).

O teste de sociabilidade (TS) consiste numa prova composta por um conjunto de exercícios que pretendem aferir o bom temperamento e carácter de um cão, bem como a sua capacidade para viver em sociedade. Esta prova de aptidão é reconhecida pelo Clube de Português de Canicultura (CPC), entidade máxima da canicultura em Portugal. Já o teste de BH (Begleithund) consiste num exame internacional onde se privilegia, acima de tudo, o controle do condutor sobre o seu cão, através da execução de um conjunto de exercícios de obediência bem como a sua sociabilização através de interações com pessoas e outros cães.

João Paulino, experiente treinador de cães profissional certificado a nível europeu, responsável pela escola e organização do evento, refere que "é muito importante promover e realizar este tipo de provas na região para que haja cada vez mais uma cultura de treino canino". "Noutros países, faz parte da cultura os donos de cães pertencerem e frequentarem clubes de treino. Ir ao clube representa não só a oportunidade de treinar o seu animal mas conviver com outras pessoas com os mesmos interesses, trocar experiências e organizar atividades paralelas. Em Portugal, muitas pessoas ainda pensam que apenas se recorre a uma escola canina exclusivamente para se resolverem problemas. Para nós é fundamental a prevenção e o treino para evitar exatamente o surgimento de problemas. Gostaríamos de contribuir para mudar essa mentalidade. E esta 1ª Prova de BH reflete um pouco isso pois simboliza um reconhecimento para os proprietários pelo esforço e dedicação no treino dos seus cães. No fundo, pretendemos ajudar as pessoas a construírem cães simultaneamente obedientes, equilibrados e felizes. Sejam cães novos ou velhos, de raça ou não". Sobre o dia 9 de abril diz esperar "uma boa adesão, bom ambiente e muitas provas superadas com aproveitamento".

As inscrições para participar na prova estão abertas até ao dia 1 de abril e devem obrigatoriamente ser submetidas para info@irondog.pt. O evento é de entrada livre.

A médica veterinária responsável pela prova será a Dra. Ana Valadas, responsável da clínica Vetaquashow, localizada nas infraestruturas do famoso parque aquático Aquashow, em Quarteira.

A escola de treino canino Iron Dog Algarve existe desde 2016 e tem como objetivo o treino de cães, a participação em competições de desporto canino nacionais e internacionais, organização de seminários de treino, demonstrações e ações de sensibilização, organização de eventos e formação. Após 10 meses de atividade esta é a primeira prova que realiza. Para mais informações ligar 966092964, visitar o website www.irondog.pt ou a página de Facebook www.facebook.com/irondogalgarve

 

Por: Iron Dog