A partir das 11h00 do dia 1 de abril as portas do Festival do Medronho abrem-se ao público. Exposição e venda de aguardente e melosa pelos produtores, debates, mostras gastronómicas, exposições, animação, concertos e muitas outras atividades acontecem para proporcionar ao público 2 dias de certame onde o medronho é rei.

É um roteiro de contemplação deste ícone local que arranca em Monchique no primeiro fim-de-semana de abril.

Nestas terras do sul do país produz-se o melhor medronho. Ponto. Aliás, ainda se acrescenta o sinal de exclamação. Não é à toa que Monchique é a “Capital do Medronho

Tudo a postos então para arrancar com esta edição que promete grandes momentos.

Começa-se por destacar os debates. À partida nada ligados à área vitivinícola, mas que tudo têm a ver. São boas ideias, boas práticas e bons exemplos que se quer chamar até ao festival, neste paralelismo de experiências de produção e promoção de produtos regionais com a consequente promoção, nacionalização e internacionalização.

São histórias de caso de sucessos que desafiam as leis do empreendedorismo.

Pergunta que se colocou no arranque do trabalho desta edição: “queremos novamente congressos e encontros de especialistas?” Não! A edição anterior foi completíssima nesse campo e o festival contou com os melhores especialistas e técnicos da área. Tivemos esse privilégio, portanto.

Então este ano quisemos ideias frescas! E o ponto de partida estava dado.

Em debate, assim, vão estar os seguintes temas:

 

Dia 1 - O QUE É PORTUGUÊS É BOM! Da internacionalização do Medronho e de outros produtos tradicionais/regionais.

- 15h15: Algarve Store & Business Online

Apresentação do projeto por João Paulo Magalhães da NKA

Nasceu em 1967, em Montalegre, e vive em Braga. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática, da Universidade do Minho. Possui diversas certificações Microsoft nas áreas da conceção e desenvolvimento de aplicações e na metodologia de gestão de projetos de software. Especializou-se em economia digital, possuindo certificações em ecommerce e marketing digital. Possui, também, certificações em tutoria – formação -ação e em gestão de sistemas de investigação, desenvolvimento e inovação.

Ao longo da sua carreia profissional participou e foi responsável por projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de informação em setores tão diversos como a indústria de cabos elétricos, indústria têxtil, o retalho e serviços de ótica, economia social, Programa de Desenvolvimento Rural – Proder e Marketplaces digitais; pela implementação de sistemas de gestão de investigação, desenvolvimento e inovação; por projetos de consultoria e formação empresarial; e por processos de internacionalização.

Foi acionista e administrador da F3M – Information Systems e é atualmente sócio-gerente da NKA – New Knowledge Advice.

- 15h30: Breve conversa sobre as várias experiências e projetos para internacionalização de produtos tradicionais/regionais.

Moderadora: Alexandra Trindade

Jornalista, coordenadora de conteúdos, pivôt de televisão, formadora, empresária e sonhadora. Licenciada em Ciências da Comunicação, passou para a redação da RTP onde esteve 15 anos. O sonho de se dedicar exclusivamente à produção de documentários levou-a a fundar a Mar de Histórias, em 2000. O mar (e os homens e mulheres que dele e para ele vivem), passou a ser o cenário principal das histórias que queria contar... A atividade de formadora, na área de Técnicas da Comunicação, também ganhou terreno ao descobrir o quanto é enriquecedor ajudar os outros a quebrar barreiras comunicacionais.

 

Participantes:

Ana Marques Pereira – Autora de vários livros sobre o universo da cozinha e da culinária ao longo dos séculos. Médica e investigadora em história da alimentação da época moderna, a quem a estética dos objetos de mesa e os utensílios de cozinha têm apaixonado. Escreveu várias obras das quais destacamos: Licores de Portugal, Cozinhas – espaço e arquitetura, Mesa Real e Receitas e Truques para Doentes Oncológicos.

Álvaro Viegas – Presidente da ACRAL - Associação de comerciantes da região do Algarve. Advogado com uma especialização em Gestão e Administração em Saúde, desenvolveu atividades tão distintas como o jornalismo, a direção regional da KMED, a vice-presidência da CCDR Algarve, ou o empreendedorismo na área dos serviços turísticos.

Tiago Cabral Ferreira – Sócio-gerente da Conserveira de Lisboa, empresa familiar e verdadeira loja “tradicional” que mantém nos 27 países da UE o registo das suas três marcas – Tricana, a Prata do Mar e a Minor.

Paulo Monteiro - Escanção do Supermercado Apolónia Almancil, Formador e Delegado Regional da Associação Escanções de Portugal

José Paulo Nunes – Presidente da APAGARBE –Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio

 

Dia 2 - AS BOAS IDEIAS NÃO TÊM IDADE, NEM SE GASTAM. Da modernização dos produtos tradicionais como o medronho.

- 15h15: Breve conversa sobre as várias experiências e projetos de modernização de produtos tradicionais. Participantes:

Moderadora: Marta Aragão – Formadora e Marketeer

Empreendedora, com licenciatura terminada em 1998 no ISLA, foi presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Tradução e é representante portuguesa e membro da direção da EUATC (associação europeia de associações de empresas de tradução). Em 1999, fundou a sua empresa de tradução e, em 2012, fundou outra empresa na área do marketing digital, imagem e tecnologia para empresas no setor do turismo. Membro fundador a Altimetria Associação Desportiva para a promoção da do ciclismo e do BTT no Algarve, tem ainda um longo historial como oradora sobre empreendedorismo, em conferências e seminários em Portugal e no estrangeiro.

 

Participantes:

José Conceição - Vice-presidente da APROFIP, Associação dos Produtores de Figo da Índia para a implementação, manutenção, exploração e comercialização da Figueira-da-Índia (Opuntia Ficus Indica) e produtos derivados.

José Oliveira - Diretor Geral da AREAL associação composta por diversas entidades locais e nacionais que atua em cooperação com entidades internacionais da mesma área, para promover a inovação energética regional, tendo como missão estimular a eficiência energética e as energias renováveis a favor do desenvolvimento sustentável do Algarve.

João Pedro Santos de Sousa – Sócio-gerente da Quinta da Vida, uma marca de Loulé que fabrica produtos de higiene pessoal e cuidado corporal de forma artesanal e sempre com matérias primas naturais ou biológicas, sem adição de substâncias químicas ou sintéticas.

Ana Eva Ferreira – Gestora de projetos da agência SFC. Formada em Ciências Históricas tem dedicado a sua vida profissional ao marketing, publicidade e comunicação empresarial. Trabalhou em alguns dos maiores grupos internacionais de publicidade, como BBDO, LINTAS, SAATCHI & SAATCHI, OGILVY & MATHER e McCANN-ERICKSON. Em 2000 funda a SFC, agência de comunicação, marketing e formação empresarial, a operar em Faro e em Lisboa. Desenvolve ainda uma intensa atividade como formadora.

 

Graça Batalim - Grã- Chanceler da Confraria do Medronho de Monchique.

Nasceu e vive em Monchique. Licenciada em Administração Escolar e Administração Educacional. Dedicou toda a sua vida ao ensino. Foi professora do Ensino Básico durante 33 anos. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Monchique ao longo de 24 anos e Vereadora da Câmara Municipal de Monchique, desde 2009.

À partida não associamos conserveiras, nem energias renováveis ao medronho, mas é precisamente essa impressibilidade que se quer aproveitar. Nesta edição temos então o privilégio de contar com grandes marcas e convidados de honra.

Não se trata de um festival do Medronho óbvio e puro. É intenção proporcionar experiências de lazer, tendo como foco, sim, o medronho.

Em destaque, também, as demonstrações culinárias.

Neste campo quis a autarquia dividir as demonstrações em 4 níveis:

 

- Internacional - para o efeito foi convidada a Chef Valeria para criar 2 pratos típicos do seu pais de origem – o Perú.

Não será propriamente a primeira coisa que vem à ideia quando se fala em medronho, especialmente no que toca a gastronomia. Mas é precisamente essa união de sabores, improváveis, que se quer lançar este ano, e que vem comprovar a versatilidade do fruto.

- Nacional - para realçar os sabores nacionais o festival conta com a presença do Chef Emídio Concha de Almeida

- Regional – a presença da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve vem compor, ainda mais, esta união de sabores.

- Local – a presença da Chef Augusta Gervário vem trazer ao certame sabores locais, enriquecidos com o medronho, com propostas irresistíveis. 

E o fruto não servirá apenas para embelezar. Vai ser rei nestas criações que prometem ser um dos momentos altos do festival.

A restante programação merece também o devido respeito com:

- “Doçaria Tradicional Reinventada” pela Pastelaria “Ana Maria” e pela Pastelaria “Doce&Arte”

- Degustação de doces e compotas de medronho por “Doces da Julinha”

- Mostra de bombons de Medronho, por Maria Aline Ramos

- Lounge Bar

- Encontro Artísticos – Teatro nas catedrais do medronho, pelo Lavrar o Mar. São roteiros teatrais para ir à descoberta dos rituais alquímicos da destilação do medronho, ouvindo histórias acompanhadas de deliciosos petiscos. Um carrossel de viagens, aromas e sabores para descobrir lugares agora habitados pelas histórias, contadas ao ritmo de uma pequena refeição;

- Espetáculo de Magia com Carlos Rivotti

- Fado com Adriana Marques, Custódio Castelo e o João Chora;

- Stand Up Comedy com Sandro Colaço;

- Atuação do Grupo de Cantares da Confraria do Medronho;

- VII Passeio TT Rota do Medronho;

- Concurso de Rótulos das Garrafas dos Produtores de Aguardente de Medronho de Monchique presentes no Festival;

- Desmonstrações do processo de destilação com alambique ao vivo;

- Exposição de aguardentes do mundo.

- Exibição do documentário sobre a produção de Aguardente de Medronho – Casa do Medronho de Marmelete;

- Apresentação projeto “Terra”, um trabalho discográfico, de carácter solidário, que surge na sequência dos incêndios de Setembro de 2016, na Serra de Monchique.

Sob o lema “Um disco, uma árvore” este é o contributo da comunidade artística algarvia para esta causa ambiental.

Esta apresentação será precedida de um concerto com 2 bandas participantes no projeto: Helena Madeira (voz e harpa) e OrBlua (voz e percussão).

Temos então críticos, empreendedores, humoristas, mágicos e empresários que juntos vão fazer deste festival um evento a não perder!

A melhor forma é estar atento ao programa, passar no festival constantemente, já que a entrada, que custa 3€, dá direito a pulseira de livre acesso aos 2 dias e a todas as atividades, provas de medronho  e petiscos diversos.

 

Como não visitar Monchique neste fim-de-semana?