Atravessar o rio Guadiana a pé numa ponte flutuante, na fronteira mais a sul entre Portugal e Espanha, é o principal atrativo do Festival do Contrabando, que decorre entre hoje e domingo em Alcoutim.

A vila do nordeste algarvio, situada na margem portuguesa do rio, e a localidade espanhola vizinha de Sanlucar del Guadiana vão ser palco de uma recriação histórica da época em que a divisão administrativa entre Portugal e Espanha era difícil de ultrapassar, pelo que muitos o faziam de forma clandestina.

Ao longo dos três dias do festival, integrado na programação do '365 Algarve', os visitantes poderão contar com um conjunto de atividades e uma recriação histórica da época em que a fronteira com Espanha era dominada por contrabandistas, na qual não faltarão também os guardas-fiscais e tascas.

Do outro lado da fronteira, os visitantes poderão realizar as atividades que Sanlucar prepara em Espanha, entre elas regressar a Portugal pela tirolesa que liga as duas margens do Guadiana e que tem uma vista privilegiada sobre o rio e as localidades vizinhas.

Durante o dia de hoje, decorrem igualmente as 1.ª Jornadas do Contrabando, que vão reunir os autarcas das duas localidades e estudiosos do tema, no antigo posto da Guarda-fiscal de Alcoutim onde agora funciona o edifício das Finanças.

O programa '365 Algarve', que abrange os 16 concelhos algarvios, visa promover espetáculos e animações de património para dinamizar a oferta cultural em época baixa e ajudar a combater a sazonalidade do turismo algarvio.

 

Por: Lusa