De 15 a 19 de março, a Câmara Municipal de Loulé marcou presença na BTL 2017 – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na FIL, em Lisboa, com um espaço promocional integrado no stand Algarve.

O programa que a Autarquia levou a este certame integrou a apresentação do Festival MED, no dia 16, durante a qual foram anunciados os 12 primeiros nomes do cartaz deste ano. Este momento contou com a presença de duas artistas que fazem parte da 14ª edição do Festival, a portuguesa Fábia Rebordão e a cabo-verdiana Mayra Andrade.

Também neste dia, a Câmara de Loulé associou-se à apresentação da 5ª edição do Walking Festival Ameixial – Festival de Caminhadas do Algarve que, de  28 de abril a 1 de maio, regressa à Serra do Caldeirão para quatro dias de caminhadas e um programa de iniciativas que passam por workshops técnicos, palestras, momentos gastronómicos e de animação musical.

No dia 18, foi a vez de promover o projeto “Loulé Criativo”, com a apresentação da iniciativa da Autarquia de Loulé e realização de dois workshops de turismo criativo. A intervenção, realizada num dia dedicado ao público em geral, teve a participação de dois parceiros da rede “Loulé Criativo”, para além de uma breve apresentação do projeto em geral. A iniciativa contou com a presença da gastrónoma Ana Figueiras que deliciou os curiosos que não quiseram deixar de participar na atividade dos tradicionais queijinhos de figo com amêndoas. Seguiu-se a empresa de animação e soluções criativas Limondjazzi, que animou o recinto ao ritmo dos tambores portugueses.

Assim, num ambiente de boa disposição e partilha de saberes, a Autarquia pôde dirigir-se ao público, apresentar este novo segmento de turismo em foco no Concelho de Loulé e exemplificar o que de tradicional e autêntico se pode realizar no Município através do seu programa de atividades dinamizadas pela sua rede de parceiros que promovem a cultura local, assim como do seu empenho na criação de um turismo responsável e de qualidade através da preservação da autenticidade da sua identidade local.

Para além de toda a informação disponível relativa ao Município enquanto destino turístico de excelência, nomeadamente em termos de praias, golfe, eventos, património, ambiente ou gastronomia, os visitantes do espaço promocional de Loulé tiveram a oportunidade de degustar algumas iguarias do Concelho como a  aguardente de medronho, licores, bolos regionais e figos cheios.

No decorrer da feira decorreu ainda o Passatempo Loulé Concelho, com um sorteio de um fim de semana oferecido pelo grupo Tivoli Hotels & Resorts, a o vencedor António Guerreiro, de Lisboa.

Foram ainda sorteadas 6 entradas para o Festival MED. Os vencedores foram Maria Alda Azevedo Dias Ramos, de Rio de Mouro, António Luís Santos de Almeida, de Odivelas, Bruno Miguel Gomes, de Cruz Quebrada – Dafundo, Gastão Guerreiro, de Lisboa, José Gomes da Silva, de Massamá, e Carlos Duarte Fernandes Moreira, de Lisboa.

Refira-se que a Bolsa de Turismo de Lisboa é uma feira de profissionais da área do turismo que contou este ano com a participação de 42 países, representados por 1500 profissionais registados no certame, 3000 reuniões internacionais marcadas entre 1200 empresas ligadas ao sector do turismo.

 

Por: CM Loulé