O Município de Silves irá associar-se no próximo dia 25 de março à iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF «Hora do Planeta», desligando, entre as 20h30 e as 21h30, as luzes dos Paços do Concelho e do Castelo de Silves.

Esta iniciativa é a maior ação do género à escala mundial, e consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades. Em Portugal, em 2016, cerca de 120 municípios, entre os quais o de Silves, aderiram a esta ação e centenas de edifícios e monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras. Este ano não será diferente e a Câmara Municipal de Silves, consciente da importância do papel das autarquias na educação ambiental e na sensibilização dos decisores e dos cidadãos em geral na adoção de procedimentos que contribuam para atenuar os efeitos dessas alterações, associou-se mais uma vez a esta iniciativa.

Relembramos que a Hora do Planeta, iniciativa da WWF, começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas, 2,2 milhões de pessoas e mais de 2000 empresas apagaram as luzes por uma hora. O seu sucesso foi de tal ordem que, um ano depois a Hora do Planeta tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

 

Por: CM Silves