Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas

NO GRUPO-3, HUNGRIA E ROMÉNIA VÃO DISCUTIR ENTRE SI A PASSAGEM ÀS MEIAS-FINAIS, ENQUANTO PORTUGAL E IRLANDA QUEREM EVITAR O ÚLTIMO LUGAR. NOS OUTROS GRUPOS, POLÓNIA, ÁUSTRIA E GRÉCIA JUSTIFICAM FAVORITISMO

A seleção nacional masculina de cadeira de rodas perdeu hoje (quarta-feira) com a Hungria por 3-0 na segunda jornada do Grupo-3, na Fase de Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, que a Premier Sports e a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) estão a organizar até Sábado na Vilamoura Tennis Academy, no Algarve.

João Sanona, recente vencedor do Torneio Biscaia da Silva, em Setúbal, do circuito nacional de cadeira de rodas, perdeu com Laszlo Farkas por 6-0 e 6-1, enquanto Jean Paul Melo, o atual bicampeão nacional, soçobrou diante de Roland Nemeth por 3-6, 6-1 e 6-1.

Com a vitória da Hungria confirmada, o selecionador nacional, Joaquim Nunes, optou por chamar ao encontro de pares o histórico Paulo Espírito Santo, talvez o mais velho jogador em prova (62 anos), para atuar ao lado de Carlos Leitão, sete vezes campeão nacional. Num duelo que chegou a ser interrompido pela chuva e que terminou à chuva, os portugueses foram desfeiteados pelos húngaros Gyorgy Bovier e Laszlo Farkas por 6-1 e 6-3.

A vitória da Hungria, a equipa terceira cabeça de série desta Fase de Qualificação do Mundial, era aguardada, mas vale a pena referir que os portugueses jogaram hoje com muito mais calma e menos ansiedade do que ontem, quando perderam com a Roménia por 2-1. O nº1 nacional, Jean Paul Melo, residente no Canadá, até cometeu um pequeno feito, ao vencer um set a Roland Nemeth, o 48º do ranking mundial da especialidade.

«No ano passado, neste torneio, ele não perdeu um único singular», sublinhou o português de Montreal. «Não gosto nada de jogar com vento e hoje estive longe do meu melhor, mas o meu adversário esteve bem», reconheceu Nemeth. O selecionador nacional fez a seguinte análise à jornada: «O Jean Paul venceu o primeiro set e na terceira partida houve algum equilíbrio, embora o Nemeth, que é um top-50 mundial, se tenha imposto. Esse foi o momento mais marcante deste encontro com a Hungria. Em duelos anteriores com a Hungria perdemos por 2-1, hoje foi por 3-0 e a Hungria mereceu, pois os seus jogadores estiveram bem».

Entretanto, a Roménia bateu hoje a Irlanda por 3-0, o que significa que o primeiro lugar do Grupo será decidido amanhã (quinta-feira) no embate direto entre a Roménia e a Hungria.

No torneio feminino, a Suíça impôs-se hoje à Bélgica por 2-1. Suécia e Suíça estão empatadas na frente e a Bélgica está afastada da final.

Quanto a Portugal, irá defrontar, a partir das 10h00, a Irlanda. As duas seleções acumularam duas derrotas, pelo que o objetivo será fugir ao último lugar, dado que a nação 4ª classificada do Grupo-3 já não irá jogar na fase seguinte da prova.

«Esse é o nosso grande objetivo, é vencermos amanhã, para ficarmos no 3º lugar do Grupo e depois disputarmos uma posição entre o 9º e o 12º lugar. É um pouco aquém da nossa expectativa no início do torneio mas vamos esperar que tenhamos uma atuação idêntica à de hoje em termos de atitude e de concentração».

Nos restantes encontros de hoje, referentes à segunda jornada da fase de grupos, a nota dominante foi a confirmação do favoritismo dos países cabeças de série. Tal como a Hungria, também a Polónia (1ª), Áustria (2ª), e Grécia (4ª) venceram os seus compromissos por 3-0. São os países candidatos a passarem às meias-finais.

 

Por: Premier Sports