O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, vai ser assinalado no IPDJ, IP – Direção Regional do Algarve, com grupos de teatro da região e com algumas escolas que se quiseram associar a esta iniciativa.

Assim, este Dia Mundial do Teatro vai ter o contributo da Oficina do Jó, do Te.Atrito, do Teatro Experimental de Lagos, do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira - Faro, do Agrupamento de Escolas da Bemposta  – Portimão, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de S. Brás de Alportel e do Agrupamento de Escolas João da Rosa de Olhão.

Durante a manhã os jovens poderão trocar ideias e conhecimentos através da participação em workshops/aulas abertas como:  Técnicas de Augusto Boal; Introdução à Arte do Mimo e ao Corpo do Ator;  Movimento; O Teatro é uma brincadeira - Oficina de iniciação ao teatro;  Voz e Elocução.

A tarde começa com  a surpresa  d’O Teatro, passa pela apresentação da experiência do VATe, Vamos Apanhar o Teatro, serviço educativo da ACTA, seguindo-se  depois a partilha de experiências e conhecimentos entre os  grupos participantes  que irão apresentar pequenos excertos de peças que têm em cena, como:

 "Auto da Barca do Inferno” - Clube de Teatro “Berna5passos”;

 “O Cientista, a Criatura e a Assistente” - Clube de Teatro da Escola EB 2/3 João da Rosa;

"Uma Boca Cheia de Pássaros", de Caryl Churchill, a partir das "Bacantes", de Eurípides - Teatro Experimental de Lagos;

"Pervertimentos & Sobressaltos", de Sinisterra & Beckett – Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Dando continuidade ao programa de atividades, pelas 21h30, sobem ao palco Alexandra Bota e Inês Martins,  para apresentarem ao público “Nem Sempre o Silêncio é d’Ouro…”, autoria e encenação de António Gambóias, uma produção da Associação Cultura Musica XXI e Teatro Doismaisum.

 

Por: IPDJ