A excelência do queijo Serpa voltou a estar em destaque, com a presença em Londres, na IFE - The International Food &Drink Event que hoje termina e que é considerada a maior feira de alimentos e bebidas do Reino Unido.

Integrado no stand na marca Portugal Foods, nestes três dias promoveu-se o queijo de ovelha da região e o contacto direto com importadores e interessados em geral. Foram organizadas degustações e reuniões com potenciais compradores, permitindo aos produtores da região um acesso exclusivo e privilegiado aos mercados internacionais. 

A participação nesta Feira integra-se no projeto “Queijo Serpa – Impulso à Internacionalização”, promovido pela AproSerpa e ADPM, com o apoio do Município de Serpa e é cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Alentejo, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

No âmbito deste projeto, em que já na Feira do Queijo 2017 estiveram importadores da Alemanha com interesse no queijo da região, está ainda prevista a participação este ano em outras feiras internacionais, designadamente no Salón Gourmet, Madrid, em abril, na ANUGA – Food Fair, Colónia-Alemanha, em outubro e, em 2018, no Salón du Fromage em fevereiro e no SIAL – International Food Exibition, Paris, em outubro.

O apoio a estas iniciativas resulta da clara aposta do município no progressivo desenvolvimento sustentado do território assente nos recursos locais, na construção de vantagens competitivas e diferenciadoras e na qualificação das empresas do concelho, sendo de destacar o reforço de ações no âmbito da valorização das agroalimentares, como é o caso da realização das feiras económicas temáticas que se realizam no concelho, da constituição do Centro de Competências da Agricultura Biológica e dos Produtos em Modo de Produção Biológico ou da futura instalação de um Centro de Apoio à inovação Agroalimentar dos Recursos Silvestres do Baixo Alentejo, este ultimo integrado na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE. Refere-se também a requalificação do Mercado Municipal de Serpa, a avançar em breve e onde vai ser integrado um espaço cultural dedicado ao Queijo, para promover a rede de produtores do concelho, valorizando este produto emblemático.

 

Por: CM Serpa