Pelo facto de que às autarquias cabe um papel ativo no fomento da prática desportiva e no sentido de que as Escolas, Clubes e Coletividades participem mais ativamente no processo de desenvolvimento desportivo do Concelho, a Câmara de Lagoa procura criar mais e melhores condições – aproveitando e rentabilizando as infraestruturas existentes,...

... ao mesmo tempo que apoia o incremento da estrutura competitiva – celebrando Protocolos nessa área, como aconteceu no passado dia 20 de março, com o Protocolo de Colaboração no âmbito do usufruto de instalações para a prática da atividade física e desportiva entre o Município de Lagoa, o Grupo Desportivo de Lagoa e a Nobel Internacional School.

A assistir ao ato, na sala de reuniões da Câmara Municipal, para além do seu Presidente, membros do executivo e responsáveis pelas duas entidades, estiveram os 12 patinadores do Grupo Desportivo de Lagoa que passarão a ser os grandes beneficiados com este Protocolo que, na perspetiva da importância do desporto na juventude, facilitará o aproveitamento das várias infraestruturas desportivas, propriedade de cada uma das instituições, para utilização dos atletas e alunos.

Na cerimónia, usou da palavra o Vereador do Desporto, Luís Encarnação, que enquadrou a razão e a finalidade da assinatura do Protocolo, explicando que os atletas da modalidade de Patinagem de Velocidade do GDL passam a poder utilizar, para treinos e provas, a pista da Nobel International School e os alunos desta passam a poder usufruir do campo relvado do Estádio Capitão Josino da Costa e das instalações desportivas municipais, à semelhança dos alunos das demais Escolas do Concelho.

O Presidente Francisco Martins – que antes da cerimónia trocou algumas palavras com os atletas presentes, querendo saber como conseguem compatibilizar horários de estudante e desportista – enalteceu o empenho dos jovens praticantes de patinagem de velocidade, modalidade muito exigente, afirmando ter gostado de saber que Lagoa já tem uma Campeã Nacional Sénior Feminina e um Vice-Campeão Nacional Sénior Masculino. Recordando o tempo em que a proliferação de Clubes no Concelho não era a melhor forma de relacionamento e gestão desportiva, realçou que, agora, o esforço do executivo vai no sentido de conciliar estratégias mais beneficiadoras do investimento coletivo. Terminou, agradecendo ao Grupo Desportivo de Lagoa e à Nobel International School pela sua participação no Protocolo acabado de assinar.

Francisco Claro, da Nobel International School, salientou ser este um bom princípio de colaboração entre entidades que partilham o mesmo objetivo e que, da parte da NIS, poderão contar sempre com as portas abertas e a disposição de ser mais um parceiro na defesa da imagem de Lagoa no campo desportivo.

Luís Dias, do Grupo Desportivo de Lagoa, manifestou o seu agradecimento à autarquia pela forma como tem respondido a nível de estruturas e apoios financeiros em benefício do desporto e assumiu também estar o GDL sempre empenhado na valorização dos seus atletas e do nome de Lagoa na área desportiva.

 

Por: CM Lagoa