O Município de Lagos foi o escolhido para acolher o Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade 2017, a ter lugar entre os dias 1 e 8 de julho. O maior evento desta modalidade vai contar com a presença de 400 patinadores em representação de seleções nacionais de 20 países. Lagos será também o palco do Torneio Internacional XIV TERRAS do INFANTE, que inclui a etapa inaugural da Taça da Europa - EURO CUP 2017, já em abril.

O Comité Europeu da modalidade (C.E.C. – Comité Europeu de Course) atribuiu este ano a organização do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade, para os escalões de Juniores B (16/17 anos) e A (18/19 anos) e Seniores ao Município de Lagos, uma das cidades portuguesas com maior tradição na velocidade sobre patins de rodas em linha.

Este evento desportivo contará com a presença de 400 patinadores em representação de seleções nacionais de 20 países, estando em disputa setenta títulos de campeão europeu, nos diversos escalões e géneros, em provas de velocidade (onde estão inseridos os 100m em corredores), meio fundo e fundo, onde se incluem as maratonas. O Campeonato Europeu disputa-se entre os próximos dias 1 e 8 de julho, estando marcados para os dias 2, 3 e 4 as Provas de Pista, a ter lugar na Escola Secundária Júlio Dantas (apuramentos manhã, finais tarde e noite) e nos dias 6 e 7 as Provas de Estrada - circuito da Escola Tecnopolis (apuramentos de manhã e finais de tarde). Para o dia 8 ficou prevista os 100 mt. e Maratona (42,195Km), uma para cada um dos escalões Jun. B Fem; Sen. Fem; Jun. A Masc. e Seniores Masc.

Esta competição é organizada pelo Comité Europeu de Course, pelo Roller Lagos Clube de Patinagem e pela Câmara Municipal de Lagos. Conta com o apoio da Federação de Patinagem de Portugal.


Lagos recebe também 1ª etapa da Taça da Europa - EURO CUP 2017

Refira-se que após a atribuição da organização do Campeonato Europeu, o Comité Europeu de Patinagem de Velocidade, divulgou as 9 etapas da Taça da Europa - EURO CUP 2017, onde Lagos se destaca por ser a etapa inaugural, entre 7 e 9 de abril. Por estes dias, o município receberá os melhores patinadores do velho continente e aguarda-se que o XIV TERRAS do INFANTE ultrapasse o recorde de participantes (358 em 2016, de 49 clubes e 11 países). As provas decorrem no dia 7 de abril, com início ao final da tarde, e no dia 8 durante todo o dia (manhã, tarde e noite), na Pista da Escola Secundária Júlio Dantas. Para o dia 9 estão previstas duas jornadas, na parte da manhã em estrada - Avenida dos Descobrimentos com a Meia Maratona, à volta da cidade de Lagos, e da parte da tarde com as finais e entrega de prémios.

 

Por: CM Lagos