Corporação passa também a integrar o programa de Desfibrilhação Automática Externa da Cruz Vermelha Portuguesa

A autarquia informa os seus munícipes que desde o dia 1 de Março o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro dispõe de um Desfibrilhador Automático operacional no veículo de combate a incêndios urbanos.

Com um investimento total de cerca de 5 mil euros, que incluiu a aquisição do equipamento em si, das baterias, o licenciamento do equipamento, a formação indispensável dos bombeiros, assim como a atualização informática necessária, demos mais um passo no sentido de apetrechar os nossos bombeiros com os equipamentos essenciais para que continuem a realizar a sua missão com a maior eficácia possível.

A existência desta valência neste veículo de primeira intervenção permitirá reduzir o tempo de aplicação da desfibrilhação, procedimento fundamental para a sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Com esta aquisição o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro passa também a integrar o programa de DAE previsto no Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa da Cruz Vermelha Portuguesa, numa parceria com a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa Faro/Loulé.

No ano de 2016 o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro registou um total de 3039 ocorrências, em que envolveu os seus meios operacionais no socorro de pessoas e bens. Destas, destacam-se 127 incêndios urbanos ocorridos no concelho que envolveram um total de 647 bombeiros e 220 veículos de combate e assistência.

 

Por: CM Faro