Literatura infantil

No dia 31 de março, a Biblioteca Municipal de Aljustrel vai promover a iniciativa “Conversa com Crianças – Encontro com o escritor Carlos Canhoto”.

Esta atividade, realizada para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora a 2 de abril, irá decorrer com uma sessão de manhã e outra de tarde, durante as quais, Carlos Canhoto, irá apresentar as suas obras “Anuro o Sapo Sapinho, o Sapo Sapão”, “Pirá”, “Barbatanar nas cores do arco-íris”, às crianças do pré-escolar, e “Serei uma plantinha daninha?” e “A minha Avó Felicidade”, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Nascido, em 1961, em Pavia, Carlos Canhoto, pseudónimo de António Luís Carlos, é autor de livros infantis, cuja inspiração vai buscar às suas recordações no Alentejo e às brincadeiras de criança, quando “brincava à batalha naval na poça do “Curral Concelho”, com barcos de piteira. Corria atrás dos pássaros à procura dos ninhos e espreitava as bogas que ao luar subiam os ribeiros para a desova”. As suas histórias abordam temas relacionados com histórias do seu Alentejo mas também com o ecossistema, que podem ser trabalhadas pelos professores nas escolas, outra forma de incentivar os mais jovens para a leitura e sensibilizá-los para a defesa do meio ambiente.    

O escritor frequentou cursos de escrita criativa e tem contos publicados no jornal Mais Região. Em 2006, recebeu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, da Câmara Municipal de Almada e, em 2007, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal - Cultural, pelo município de Mora, onde exerce a função de Coordenador da Divisão de Ação Sociocultural.

 

Por: CM Aljustrel