A cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra do Cemitério para Animais, em Lagos, decorreu no dia 20 de março, junto ao canil municipal. A construção deste equipamento foi um dos três projetos mais votados do Orçamento Participativo de Lagos 2016, e estará pronto no decorrer do mês de junho. Será o primeiro do Algarve e o terceiro a nível nacional.

A obra contempla a construção, numa primeira fase, de um módulo de inumação aeróbia com 39 unidades, de dimensões diferenciadas para animais de grande, médio e pequeno porte, bem como o arranjo de espaços verdes exteriores, nomeadamente mobiliário urbano e a construção de uma arrecadação. A empreitada foi adjudicada à firma OCM – Obras, Construção e Manutenção, Lda., pelo valor de € 41.224,58, acrescido de IVA, com um prazo de execução fixado em 75 dias.

Recorde-se que a construção de um cemitério para animais domésticos foi um dos três projetos mais votados do primeiro Orçamento Participativo de Lagos, que integram o Orçamento Municipal para o ano de 2016.

António Marques, coordenador e representante da empresa autora do projeto apresentou, em linhas gerais a obra, começando por dizer que este seria “um espaço simbólico e de memória”, lembrando a propósito palavras de São Francisco de Assis que falava dos animais “como sendo também nossos irmãos”. De acordo com este responsável, a obra, que se prevê que esteja concluída no decorrer do mês de junho, irá arrancar com 39 unidades de inumação, “ainda que, considerando depois a procura, o número possa duplicar ou mesmo triplicar, dentro da área disponível para o efeito”.

Para Maria Joaquina Matos, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, “estamos todos de parabéns, mas muito especialmente a proponente deste projeto, Cecília Paula do Carmo, também presidente de uma das mais importantes associações para a Defesa dos Animais – Associação Cadela Carlota - que tem abraçado desde há muitos anos, esta causa”.

Referindo que “este é um projeto pioneiro no Algarve, e o 3º a nível nacional (apenas existem cemitérios para animais no Jardim Zoológico de Lisboa e no distrito de Aveiro - Santa Maria de Feira), a autarca frisou que “esta era uma homenagem e um sinal de respeito para com os nossos animais, proporcionando-lhes uma digna última morada. Este é o primeiro passo da construção de um local de afeto e ternura para os nossos animais de companhia, dando igualmente corpo à nova legislação que entrou em vigor nesta área. Ou seja, para Maria Joaquina Matos esta infraestrutura passará a dotar o Município de Lagos “de um local digno e em consonância com o princípio consagrado no artigo 13.º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais segundo o qual «o animal morto deve de ser tratado com respeito»”.


A cerimónia contou, para além da presença da presidente da autarquia e dos demais membros do executivo municipal, com autarcas das Juntas de Freguesia, do Arquiteto António José de Oliveira Marques, coordenador e representante da António Marques Arquitetura e Planeamento Lda., empresa autora do projeto; do Sócio-gerente da OCM – Obras, Construção e Manutenção, Lda. (empresa construtora), Luis Mateus Ventura Viegas, dos responsáveis e trabalhadores dos vários serviços municipais que fizeram com que a ideia lançada e selecionada no âmbito do Orçamento Participativo 2016 fosse operacionalizada; da autora da proposta, Cecília Paula do Carmo, assim como as demais entidades convidadas que não quiseram perder a oportunidade de testemunhar este momento simbólico, com destaque para os representantes das Associações de Defesa dos Animais.

 

Informação Complementar:

A fase de votação do primeiro Orçamento Participativo de Lagos / 2016, que decorreu 15 de agosto e 17 de setembro, apurou três projetos, no valor global de 150 mil euros.

Em primeiro lugar, com 197 votos, ficou o projeto da Ligação à rede de saneamento (zona Cova da Zorra), em Odiáxere, seguindo-se a VIC – Viatura de Intervenção Comunitária, com 152 votos, e a criação do Cemitério para Animais, com 96 votos. Aos projetos mais votados foi afetado um valor individual de 50 mil euros. Assim, no orçamento municipal de 2016 e 2017, além da criação de um local específico para os donos que desejem proporcionar aos seus animais de estimação um destino com dignidade e qualidade, foi contemplada a ligação à rede de saneamento pública da zona da Cova da Zorra/Sítio dos Castelos, bem como a aquisição de uma viatura para transporte dos munícipes com mobilidade reduzida e sem suporte familiar e/ou idosos, visando facilitar o seu acesso a serviços de saúde, tratamento de questões burocráticas e legais, atividades da vida diária e/ou participação em atividades de ocupação e lazer.

Estiveram em votação 17 projetos, devidamente validados pela equipa técnica da autarquia, através do preenchimento de um boletim próprio disponibilizado nos locais de voto, tendo sido possível a todos os cidadãos residentes no concelho de Lagos maiores de 18 anos votar nas propostas da sua preferência.

 

Por: CM Lagos