De 20 a 24 de março, as Bibliotecas escolares do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Portimão vão ser palco da 11ª edição da Semana da Leitura com a participação da escritora Elsa Serra e da ilustradora Carlota Flieg.

Promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em colaboração com as bibliotecas escolares, a Semana da Leitura assinala-se a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura com o intuito de celebrar a leitura e os livros, este ano sob o mote “O Prazer de Ler”.

Nesta 11ª edição da Semana da Leitura, pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, evidenciando-se o prazer de Ler.

A contadora de histórias Elsa Serra e a ilustradora Carlota Flieg apresentarão “Monstra?” um livro que fala das diferenças e dos medos. Dirigido às crianças dos 6 aos 10 anos (1º ciclo), a Semana da leitura será distribuída em 10 sessões dedicadas ao contar da história, à partilha do processo de construção do livro numa conversa descontraída com as autoras, sobre os medos e o que isso implica nas nossas vidas. De referir que a contadora de histórias e a ilustradora têm andado de sul a norte do país, dentro e fora, dinamizando encontros de ateliês de escrita criativa e de expressão dramática. A apresentação do livro “A Monstra?” nas bibliotecas escolares é segundo Elsa Serra “um exercício de intimidade e de magia.”

O programa para a 11ª Semana de Leitura nas escolas de Portimão contemplará a EB1 do Pontal no dia 20 março, a EB1 Coca Maravilhas e a EB 1 Vendas no dia 21 de março, a EB 1 Major David Neto no dia 22 de março. No dia 23 de março a escritora e a ilustradora estarão em três escolas, nomeadamente na EB1 de Alvor, na EB 1 Montes de Alvor e na EB1 Mexilhoeira Grande. No dia 24 março, último dia da Semana da Leitura, contar-se-á a história da “Monstra?” na EB 1 Chão das Donas e na EB1 Pedra Mourinha.

De referir que esta iniciativa promove o estudo e a divulgação da obra de um escritor selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da escola/biblioteca, para esse ano letivo, através de leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa um dia em cada biblioteca escolar.

Esta é uma ação de promoção do livro e da leitura da iniciativa da BMMTG em colaboração com as Bibliotecas Escolares do concelho que realça a importância de como uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro, pela história e pela leitura.

 

Por: CM Portimão