Dia Mundial da Poesia

A UNESCO criou em 1999 o Dia Mundial da Poesia que se celebra a 21 de março, com o propósito de promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia através do mundo.

Para comemorar esta efeméride, a Biblioteca Municipal promove, no dia 23 de março, pelas 14h30, uma tarde de poesia e música com poetas populares do concelho e o Coro da Universidade Sénior de Aljustrel.

Destinado ao público em geral, este encontro cultural vai contar com a participação dos poetas populares, António Afonso Bernardino, Inácio Valverde, Raimundo Afonso, Vitorino Cavaco e Manuel Custódio Severino, que irão declamar, de forma muito informal, os seus versos.

Durante a sessão, será servido um lanche com caldo verde a todos os presentes, enquanto os poetas transmitirão os seus estados de alma através das suas quadras, sobre os mais diversos assuntos. Desolação, terra sofrida, calor, dignidade do homem alentejano, tristeza, revolta, amargura, exaltação da paisagem, amores e desamores, são alguns dos temas evocados e que espelham um pouco do sentir alentejano e da poesia sofrida do Alentejo.

Com o intuito de defender o importante papel da poesia popular no património cultural e imaterial do concelho, a Biblioteca Municipal assinala desta forma o dia dedicado à poesia.

 

Por: CM Aljustrel