GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Falcão deriva de Abreu.

Gonçalo Anes de Abreu foi casado com Isabel (filha de Catherine Stranberg e John Folche, Lord Inglês do séquito D. Filipa de Lancaster, Rainha de D. João I). Gonçalo foi herdeiro do pai. Os filhos João, Manuel e Mécia seguiram o apelido Falcão da avó Antónia.

Gonçalo Anes de Abreu, pai do anterior, casou com Antónia Falcão (filha de Lourenço Anes Falcão e Mor Gonçalves). Gonçalo foi Senhor de Castelo de Vide e alcaide de Alter do Chão, por D. Nuno Álvares Pereira.

De João Gomes de Abreu e de filha de Estêvão Vicente nasceu Gonçalo Anes (pai). D. Fernando lhe deu as alcaidarias de Torres Vedras (1369) e Tomar (1373).

Gomes Gonçalves de Abreu, contemporâneo de D. Dinis e D. Afonso IV e alcaide de Melgaço, teve João Gomes de Maria Soares Tangil.

De Lourenço Gomes de Abreu e de Teresa Correia de Azevedo (filha de Estêvão Pais de Azevedo), nasceu Gomes Gonçalves. Lourenço herdou os coutos de Regalados e Valadares e os castelos de Lapela e Melgaço. Foi Embaixador de D. Afonso IV junto de D. Jaime II de Aragão e de D. Afonso II de Castela.

Gomes Lourenço de Abreu casou com Guiomar Lourenço de Valadares (filha de Lourenço Soares de Valadares), pais de Lourenço Gomes. Gomes herdou do pai a casa de Abreu e os coutos de Regalados e Valadares da mulher. Recebeu de D. Dinis o Castelo de Melgaço.

Lourenço Rodrigues de Abreu, contemporâneo de D. Afonso III, herdou Abreu e Regalados. Foi pai de Gomes Lourenço.

Rui Gomes de Abreu, senhor de Abreu e fidalgo de D. Afonso II, foi pai de Lourenço Rodrigues.

Gomes de Abreu, fidalgo de D. Sancho I, foi pai de Rui Gomes.

Gonçalo Martins de Abreu ou Évreux (Normandia) foi o fundador da honra e torre de Abreu (Monção). Acompanhou o Conde D. Henrique, foi Mordomo de D. Teresa e de D. Afonso Henriques e General na batalha de Valdevez (1141). De Mencia Rodrigues (filha de Rui Fafes e Teresa Peres) teve Gomes (F. Gaio, 1678).

No Algarve o apelido é antigo. Em Tavira, Catarina Nunes Falcão e Rui Gomes de Faria terão casado em cerca de 1500.