por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | miguel.encarnacao@live.com

Dormir em condições ideais é essencial para o equilíbrio do estado físico e mental de uma pessoa. Resumidamente, podemos afirmar que passamos um terço das nossas vidas neste descanso, mas que o mesmo é fundamental e imprescindível para o rendimento pessoal de cada um de nós. Neste caso específico, a ortopedia técnica, revela algumas dicas para tornar este momento mais rentável.

Em primeiro lugar, a postura com que se dorme é essencial para prevenir problemas e distúrbios durante o sono. Recomenda-se dormir de barriga para cima, ou seja, sobre as costas, descartar a almofada nesta situação vai otimizar a sua posição, que é considerada a melhor para quem tem problemas de coluna. No entanto, é uma posição desconfortável para quem tem problemas como a apneia do sono. Por outro lado, dormir de lado, está consolidada como a posição mais habitual e destaca-se por ser uma posição onde se reduzem os problemas respiratórios. Se sofrer dores nas costas habitualmente, é aconselhável dormir em posição fetal com ambas as pernas encolhidas. Por último, deve evitar dormir de barriga para baixo, uma vez que é uma posição que está sob o estômago e que vai provocar grande pressão na coluna.

Para além destas indicações sobre posições corretas na cama, tanto o colchão como a almofada devem ser mantidos em perfeitas condições de utilização. Em relação às almofadas destacam-se as ortopédicas que servem apara acomodar posturas corporais, que irão facilitar o repouso. Estas almofadas podem ajudar em complicações respiratórias, contraturas e problemas gástricos. Elas definem-se por várias tipologias corretivas que se adequam aos seus problemas, dividindo-se em almofadas cervicais, lombares, em cunha, de viagem e de corpo.

Em suma, a prevenção na hora de escolher uma posição para dormir e para escolher uma boa almofada ortopédica, são fundamentais para dormir adequadamente e ter uma vida mais produtiva e descansada.