Queres criar o teu próprio emprego?

Fica então a saber que vai ser lançado pelo Governo, dentro de um mês, um programa destinado a apoiar projetos de investimento inferiores a 235 mil euros de micro e pequenas empresas. No total, são 320 milhões de euros financiados pelo Portugal 2020, cujas candidaturas abrem a 14 de abril.

A medida, segundo conta o ECO, também visa a criação do próprio emprego, tornando elegível para financiamento comunitário, a remuneração dos postos de trabalho criados, preenchidos por desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Os candidatos ao SI2E podem receber um subsídio entre 30% e 50% do investimento. Este apoio sobe para 60% no caso dos territórios baixa densidade. Por outro lado, por cada posto de trabalho criado o apoio é concedido até 15 meses (ou 18 meses para territórios baixa densidade). Mas sempre com um limite mensal de 421,32 euros, ou seja, um Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

O SI2E, de acordo com o jornal, será gerido na maior parte dos casos pelos Grupos de Ação Local (GAL), quando os incentivos resultarem de estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), ou pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) e Áreas Metropolitanas (AM), quando os apoios decorrerem da concretização dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, revela o site do Portugal 2020.

Por: Idealista