Alcoutim promove no dia 24 de março as primeiras Jornadas do Contrabando, a partir das 9h30, reúnem-se contrabandistas, guardas-fiscais, investigadores, entre outros participantes, portugueses e espanhóis, para debater a atividade do Contrabando.

A iniciativa integrada no Festival do Contrabando, organizado pelo Município de Alcoutim, pretende transmitir uma visão clara das atividades do contrabando, efetuando o reconhecimento e a valorização de uma identidade local, das memórias e do património do contrabando.

O contrabando foi a “arte” de comercializar às escondidas dos olhos da lei e dos governos, respondendo às necessidades e dificuldades das gentes raianas. Alimentos básicos como ovos, farinha e amêndoas, foram transportados, pela calada da noite, de um lado ao outro da fronteira. Para além dos bens materiais partilharam-se sentimentos, conhecimentos e alimentaram-se sonhos.

Atualmente, com o crescente interesse pelo património cultural faz todo o sentido registar e estudar as “memórias” do contrabando numa perspetiva de melhor entender a identidade local e contribuir para a discussão do despovoamento do interior e especialmente nesta zona raiana. As gerações que viveram o contrabando tradicional estão a desaparecer, perdendo-se a sua cultura e sentido de sobrevivência. Com eles perdem-se conhecimentos, passados entre gerações, que foram acumulados ao longo dos anos.

As primeiras Jornadas do Contrabando, contam a presença de historiadores, sociólogos e antropólogos, investigadores, professores, poetas, especialistas que abordarão temáticas como “Contrabando, memoria e identidad en el bajo guadiana”; “Contrabando na Raia de Mértola - Um Património Identitário da Memória Oral e do Imaginário Popular. Evocação de uma Investigação Singular.”, “El contrabando tradicional en la frontera hispano-lusa como recurso y como identidad” entre outros.

No decorrer do evento será possível assistir à Curta-metragem “Adaptação Cinematográfica de “Fronteira”; ao “Documentário Contrabando” e à apresentação do livro “Manual de Contrabando e Sobrevivência. Memórias Alcoutenejas”. Terminando com uma mesa redonda que coloca em confronto direto os atores de um lado e de outro desta atividade raiana, os guardas-fiscais e os contrabandistas.

O Festival do Contrabando é mais que um Festival, é a junção e fusão da homenagem a uma atividade que ao longo da história foi importante para as gentes da fronteira, com as artes e a cultura. Nos dias 24, 25 e 26 de março apresenta a todos os visitantes, um mercado de época, gastronomia local, desfiles etnográficos, teatro de rua, bandas de música de rua, oficinas de artesanato e muita mais animação, tendo como grande atrativo a Ponte Pedonal Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar de Guadiana, disponibilizando a experiência pioneira de caminhar sobre o Rio Guadiana e transpor a fronteira de forma original e única, um sonho antigo das duas vilas.

 

Por: CM Alcoutim