A nova ponte da praia de Faro, cujo projeto está pronto há anos, não tem ainda financiamento garantido e por isso a obra não deverá avançar em 2017, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Faro.

"Enquanto o financiamento não estiver garantido, o Conselho de Administração da Polis não pode lançar concurso e ainda estamos à espera que o Governo faça o trabalho de casa", disse Rogério Bacalhau, frisando que desde dezembro que a autarquia aguarda a aprovação de um protocolo com o Estado.

Segundo o autarca, que na segunda-feira esteve reunido em Assembleia Geral com a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, enquanto o acionista Estado não aprovar o protocolo de financiamento, o município não pode desencadear os procedimentos burocráticos para o lançamento do concurso, pelo que, "dificilmente haverá obra em 2017".

O projeto para a obra - que vai custar 2,8 milhões de euros e cujo prazo de execução é de 18 meses -, está pronto desde 2012, altura em que Macário Correia (PSD) ainda presidia à autarquia.

Contudo, já em 2008, o seu antecessor, José Apolinário (PS), apontava a obra de construção de uma nova ponte como uma das prioridades do programa de regeneração urbana e ambiental Polis para Faro.

A Câmara de Faro vai contribuir com 20% do custo da nova ponte, tendo já inscrito no orçamento municipal uma verba de 560 mil euros para esse efeito, referiu Rogério Bacalhau.

A próxima Assembleia Geral da Polis Ria Formosa - composta pelo Estado como acionista maioritária e pelos municípios de Loulé, Faro, Olhão e Tavira - deverá realizar-se em abril.

"Pedimos [os municípios] para que a próxima assembleia fosse no prazo de um mês e que nos próximos 15 dias o Governo nos enviasse os protocolos", concluiu.

A nova ponte, que substituirá a atual, de 1957, terá uma faixa de sentido alternado para a circulação automóvel - com a possibilidade de funcionamento de duas faixas, em caso de emergência -, uma faixa para bicicletas e outra para circulação pedonal.

A atual ponte, que será demolida após a construção da nova, foi alvo de obras de reabilitação na década de 1990, mas não foram efetuadas intervenções nos pilares e nas estacas.

Do projeto global de intervenção nos acessos à praia de Faro, apresentado em 2012, está já em funcionamento desde o ano passado um parque de estacionamento exterior e um passadiço de madeira com ligação à praia.

 

Por: Lusa