O que tem esta data de tão importante?

Pela sua importância e pelo facto da água doce ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, o dia 22 de março – Dia Mundial da Água, foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1992, com o objetivo de levar à reflexão sobre a sua importância e acerca das melhores formas de utilizá-la de modo mais racional.

A data é destinada principalmente a discutir os temas relacionados com este importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida.

Trata-se de um tema que não deve ser enaltecido apenas neste dia, nem neste mês de Março, mas também nos outros 364 dias do ano. É necessário tomar atitudes diárias que colaborem na preservação e economia deste bem natural.

Na Águas do Algarve não iremos deixar de marcar esta importante data, mobilizando a empresa e a população em geral em torno desta celebração, para debater, trocar, aprender e refletir sobre este tema, um recurso tão vital para a humanidade. É preciso agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as gerações futuras.

Para Março, e no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Água, temos previstas ações diversificadas na nossa região, sendo que aproveitamos a oportunidade para destacar as principais:

1.    Lançamento de Concurso de Fotografia – 4ª Edição - A Água pelos meus Olhos

O Concurso tem como objetivo a estimulação dos valores ambientais de todos os indivíduos, para a necessidade de preservação dos recursos naturais e a consequente sustentabilidade do nosso Planeta. Como? Através da exploração das habilidades artísticas de cada um, ligadas à imagem, explorando o potencial criativo por meio do mundo audiovisual, e atrás de uma câmara fotográfica;

Através da imagem podemos exteriorizar pensamentos, ações e comportamentos para a preservação e proteção ambiental. Pretendemos ainda, que este Concurso tenha significativa contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável e ambientalmente responsável.

 

2.    Portas Abertas de três das nossas principais infra-estruturas:

Ø  Dia 22 de Março –  Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tavira

15:00 horas

A Estação de Tratamento de Água de Tavira trata água superficial proveniente das albufeiras de Odeleite e Beliche. Tem capacidade máxima diária de produção de 190.000 m3, repartida por duas fases de 95.000 m3 cada. A população máxima servida atualmente é da ordem dos 460.000 habitantes, esperando-se que atinja os 530.000 habitantes no ano 2024;

Ø  Dia 22 de Março - Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Albufeira Poente

15:00 horas

A ETAR Intermunicipal de Albufeira Poente situa-se na freguesia da Guia, concelho de Albufeira e serve os Municípios de Albufeira, Silves e Lagoa. A instalação foi dimensionada para servir no horizonte de projeto 133.900 habitantes equivalentes, correspondendo ao caudal médio diário de 28.119 m3/dia. O sistema intercetor de Albufeira Poente tem cerca de 
45 km e é constituído por um conjunto de 15 estações elevatórias.

Ø  Dia 23 de Março – ETA de Alcantarilha

15:00 horas

(A ETA de Alcantarilha  trata água superficial proveniente da albufeira de Odelouca (desde 2012) e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate. A adução de água superficial à ETA de Alcantarilha efetua-se graviticamente, através de uma conduta com 2,5 m de diâmetro e cerca de 12 Km de extensão desde o túnel de Odelouca. Esta ETA situa-se a cerca de 10 Km de Silves e a 12 Km do Túnel Odelouca, junto à localidade de Alcantarilha - Gare. A sua construção iniciou-se em Outubro de 1998 e concluiu-se no final de 1999).

 

3.    Encerramento 7ª Edição do Projeto Água Jovem – Dia 22 de março em Silves – Quinta Pedagógica de Silves

Será no Dia Mundial da água, que se dará o encerramento da 7ª Edição do Projeto Água Jovem, na Quinta Pedagógica de Silves. É objetivo desta ação sensibilizar os jovens algarvios para a importância do seu contributo na valorização dos recursos naturais e hídricos da região. O projeto Água Jovem, promove-se através da criação de um concurso que tem como grupo alvo jovens que frequentem o 1º, 2º e 3º Ciclos do ensino Básico.

Os 3 temas deste ano letivo 2016/2017, foram:

Ø  Tema I – Acesso à Água um direito fundamental

Ø  Tema II – Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

Ø  Tema III - Lagoa dos Salgados

A ONU definiu como tema para 2017 a “Água residual e a reutilização de efluentes (A quantidade de água no mundo é sempre a mesma. O importante é não poluir as fontes e que a água já utilizada tenha um retorno ao meio ambiente com qualidade e tratamento adequados para que seja lançada no corpo recetor  (rios, mar e lagos) sem causar danos à saúde e aos ecossistemas).

 

Em 2018, o tema do Dia Mundial da Água será “Soluções Naturais para a Água”.