O apoio compreende cerca de 550 mil euros que serão distribuídos por 40 projetos de promoção da saúde familiar.

A Missão Continente vai apoiar 40 projetos de promoção da saúde familiar, liderados por Centros de Saúde de 16 distritos, de Norte a Sul de Portugal, com cerca de 550 mil euros.

Os projetos financiados pela Missão Continente atuam em áreas como a literacia em saúde familiar, autocuidados, alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil e apoio e promoção do aleitamento materno. Os distritos de Lisboa (9 projetos), Setúbal, Aveiro (4 projetos cada), e Porto (3 projetos) são aqueles que irão receber maior apoio.

Na comparação com 2015, o Concurso Missão Continente de 2016 regista um aumento do volume de projetos financiados, que passaram de 26 para 40, bem como um aumento do valor atribuído, que cresceu 45%. O financiamento dos projetos é monetário e varia de acordo com as necessidades (dos projetos) apresentadas por cada Agrupamento de Centros de Saúde. Nesta edição, o valor dos projetos situa-se entre os 1.500 e os 36.000 euros.

Recorde-se que o montante angariado (cerca de 550 mil euros) decorreu da venda dos presentes solidários da Missão Continente - manta polar e a lata de bolachas –, bem como de chamadas de valor acrescentado. A escolha dos vencedores compreendeu uma votação dos portugueses e a avaliação do júri do Concurso Missão Continente.

O júri do Concurso Missão Continente é formado por representantes do Continente, da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

 

Declarações

José Fortunato, Presidente da Missão Continente, afirma que “os resultados do Concurso Missão Continente demonstram que a promoção da saúde familiar é um tema cada vez mais acarinhado pelos portugueses, como o demonstra o crescimento do número de projetos apoiados e o volume de financiamento atribuído. Estamos muito satisfeitos com os resultados e sabemos que o dinheiro será aplicado em projetos locais, que podem realmente fazer a diferença na comunidade.”

Para João Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, “o apoio prestado pela Missão Continente aos Agrupamentos de Centros de Saúde tem sido fundamental para implementar projetos de interesse público, que contribuem para aumentar as competências dos Centros de Saúde e posicionar as Unidades de Saúde Locais como os centros de referência na promoção da saúde familiar”.

 

Por: GCI