No próximo dia 20 de março, Albufeira recebe uma sessão do «Autarquia Inova», um Roadshow que está a passar pelos 16 municípios do Algarve com o objetivo de estimular iniciativas empreendedoras que resultem na criação de novas empresas (autoemprego) e de promover a incorporação de inovação no tecido empresarial da região, através da disseminação de boas práticas e da apresentação de testemunhos de empresas algarvias que desenvolvem projetos na área da investigação e desenvolvimento.

A sessão de abertura, que está marcada para as 9h45, vai contar com as intervenções de Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira e Hugo Barros, coordenador do CRIA.

Na sessão da parte da manhã, que é vocacionada para potenciais empreendedores, irão ser abordados os seguintes temas: “Da ideia aos primeiros euros – principais etapas na criação de um negócio”, “Sistemas de incentivos à criação de empresas” e “Empreendedorismo na primeira pessoa”. Durante esta sessão, o Gabinete de Empreendedorismo da Câmara Municipal de Albufeira irá aproveitar a oportunidade para apresentar o Centro de Acolhimento Empresarial local.

À tarde, o programa recomeça às 14h00 e dirige-se também a empresários já estabelecidos. Os painéis irão integrar os seguintes temas: “Apoios financeiros à inovação empresarial: CRESC2020, MAR2020, PDR2020, Valorizar” e “A Universidade do Algarve como parceiro de projetos de inovação empresarial”. Antes do período de debate serão apresentados dois testemunhos de Inovação nas empresas. 

O “Autarquia Inova” é organizado pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve, em colaboração com o NERA – Associação Empresarial do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. É financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, através dos projetos CRIA START + Projeto de Fomento e Apoio ao Empreendedorismo e à Criação de Novas Empresas Inovadoras e TT 2.0. – Projeto de Aceleração dos Processos de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para o Mercado.

 

Por: CM Albufeira