Pescadores lúdicos transformaram hoje uma manifestação marcada para Aljezur, no Algarve, numa sessão de esclarecimento, depois de o Governo ter garantido a revogação da portaria de defeso do sargo, disse um dos promotores.

“Recebemos na quinta-feira a garantia do secretário de Estado das Pescas [através de um anteprojeto] de que a portaria que restringe a pesca do sargo aos pescadores lúdicos apeados será revogada, o que motivou que a manifestação de protesto fosse transformada numa sessão de esclarecimento”, disse à Lusa David Marreiros das Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa (CPPCP).

Segundo aquele responsável, o anteprojeto apresentado pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, “satisfaz uma das exigências dos pescadores lúdicos, ao revogar a portaria 115B/2014”, que impede os pescadores lúdicos apeados de capturar duas espécies de sargos durante o defeso, compreendido entre 01 de fevereiro e 15 de março.

“Não fazia sentido que a restrição fosse apenas imposta aos pescadores lúdicos e não se aplicasse, durante o defeso, à pesca embarcada e à pesca lúdica submarina”, acentuou.

David Marreiros acrescentou que os pescadores lúdicos apeados “aguardam agora que o documento apresentado pelo secretário de Estado das Pescas, seja publicado”.

Os pescadores pretendem também que o Governo aumente as áreas autorizadas para a pesca lúdica apeada nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

“Além disso, pretendemos igualmente o aumento das quantidades autorizadas para a pesca de marisco, bem como a autorização para a apanha de cinco quilos de ouriços-do-mar e mexilhão”, concluiu.

 

Por: Lusa