por Teresa Lourenço | Nutricionista licenciada em Dietética e Nutrição | tmlourenconutricao@gmail.com

Já reparou no Kefir na secção dos iogurtes, no supermercado? Hoje, ficará a saber mais sobre este produto, que poderá ser uma boa opção de lanche.

O Kefir é um leite fermentado, obtido através da fermentação de bactérias e leveduras presentes nos grãos de Kefir com leite. Esta bebida é originária da Rússia e o seu nome proveniente da palavra Keif, significa bem-estar.

Os grãos de Kefir são colocados num recipiente de vidro, adiciona-se leite (vaca, cabra ou ovelha) e deixa-se fermentar num máximo de 24h a uma temperatura de 25ºC. Após a fermentação côa-se o líquido e está pronto a consumir.

Uma nota importante, se fermentar mais tempo obtém um produto mais azedo, por outro lado se a fermentação for de curta duração obterá um Kefir mais doce e soft.

O Kefir é um probiótico, i.e. possui bactérias vivas que são ótimas aliadas contra organismos patogénicos, estimulando dessa forma as defesas corporais e possui um papel importante na regulação do trânsito intestinal.

Este alimento tem minerais como Cálcio, Magnésio e Fósforo, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais.

O Kefir pode ser: consumido ao natural, com fruta, mel, canela; ingrediente na preparação de sobremesas, omeletes e sopas e ainda maturado, i.e., ser submetido a nova fermentação (temperatura de 10ºC) o que irá conferir aroma e sabor mais fortes.

Os mesmos grãos poderão servir para elaborar inúmeros Kefir, sendo que os grãos devem ser lavados em água após a utilização, para conservar as suas características nutricionais. A cada repetição os grãos poderão aumentar de peso e daí que os produtores caseiros consigam partilhar entre si e propagar o cultivo deste alimento.

Os indivíduos intolerantes à lactose poderão consumi-lo, pois as bactérias presentes convertem-na em ácido láctico durante a fermentação. Os alérgicos à proteína do leite de vaca basta escolherem Kefir de cabra ou ovelha e, atenção que o Kefir “normal” possui quase o dobro do conteúdo calórico e de gordura, do magro (desnatado).