O socialista Jorge Botelho, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve desde 2013, vai recandaditar-se à Câmara de Tavira para o seu terceiro e último mandato, anunciou hoje o PS

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Jorge Botelho, de 49 anos, é presidente da Câmara de Tavira desde outubro de 2009, acumulando funções como presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) desde 2013.

Em declarações à Lusa, o autarca adiantou querer completar um conjunto de obras, algumas já em curso e outras ainda por lançar, para que Tavira se posicione como um concelho com turismo durante todo o ano, elevando, ao mesmo tempo, a qualidade de vida dos seus munícipes.

"No próximo mandato queremos continuar a requalificar todo o território, pois existe ainda um número complexo e substancial de obras que ainda estão por completar", referiu Jorge Botelho, destacando como prioridades a requalificação da frente marítima de Tavira, que inclui a criação de um conjunto de infraestruturas náuticas.

Outra das apostas que o presidente do executivo socialista quer manter, caso conquiste o seu terceiro mandato, está relacionada com a mobilidade e a melhoria da rede viária do concelho, estando previsto para o primeiro trimestre deste ano o lançamento de um concurso para a requalificação da ponte sobre o rio Gilão.

Jorge Botelho quer igualmente dar continuidade aos projetos já iniciados na área cultural para que Tavira "tenha uma oferta cultural durante todo o ano", estando previsto, também para os primeiros meses deste ano, o lançamento do concurso para a reabilitação do cineteatro António Pinheiro.

O atual autarca quer também incorporar no novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Tavira, que deverá ser aprovado no final de 2017, um conjunto de propostas a dez anos que congreguem "uma visão mais sustentável, turística e competitiva do território, de forma a criar postos de trabalho".

Antes de presidir à Câmara de Tavira, Jorge Botelho, que é inspetor principal da carreira de Inspeção Superior da Segurança Social, dirigiu o Centro Distrital de Faro, primeiro entre 2001 e 2002 e, depois, de maio de 2005 a setembro de 2009.

Militante da Juventude Socialista e do Partido Socialista, desempenhou diversos cargos políticos regionais e locais, tendo feito parte do Secretariado da Federação Regional do PS-Algarve, bem como da Secção Concelhia de Tavira, à qual presidiu entre 2007 e 2014.

A sua recandidatura foi aprovada, por unanimidade, em reunião da comissão política da concelhia do PS de Tavira, realizada na segunda-feira.

 

Por: Lusa