Aumento do número de profissionais, upgrade dos sistemas de informação, investimento em tecnologia, renovação do parque informático, requalificação de infraestruturas e aquisição de novos equipamentos clínicos foram algumas das principais linhas de investimento que se destacaram na performance do Centro Hospitalar do Algarve no ano de 2016.

Para 2017 o mapa global de investimento, aprovado pelo Ministério da Saúde, ultrapassa os 11 milhões de euros.

Tendo iniciado o ano de arranque, o novo Conselho de Administração teve como objetivo reforçar a missão do CHAlgarve, recentrando a sua atividade na melhoria da prestação de cuidados de saúde à população e afirmando o papel do centro hospitalar a nível regional no que respeita ao apoio ao ensino e à investigação na área das ciências da saúde, o qual se pretende que venha a ser no futuro um importante vetor no desenvolvimento do Algarve.

Considerando positivo o balanço deste primeiro ano, dado que a nova administração tomou posse em março de 2016 com o exercício orçamental já a decorrer, o Conselho de Administração destaca, ainda assim, algumas realizações de gestão que foi possível concretizar em 2016 nas diversas áreas:

 

Recursos Humanos

•     Mais 150 profissionais de saúde nas unidades do CHAlgarve. Uma das preocupações imediatas foi colmatar as carências conhecidas desde há muitos anos no setor da saúde no Algarve. No ano de 2016, com o apoio do Ministério da Saúde, já foi possível reforçar o quadro de pessoal com mais 150 profissionais das várias áreas clinicas e de apoio, com destaque para um acréscimo de 22 médicos e 82 enfermeiros, entre outros profissionais. Este é um processo contínuo e que continuará a merecer todo o empenho da administração do CHAlgarve em 2017, estando inclusive a terminar o concurso que prevê a colocação de mais 48 médicos especialistas.

Uma das preocupações imediatas foi colmatar as carências conhecidas desde há muitos anos no setor da saúde no Algarve. No ano de 2016, com o apoio do Ministério da Saúde, já foi possível reforçar o quadro de pessoal com mais 150 profissionais das várias áreas clinicas e de apoio, com destaque para um acréscimo de 22 médicos e 82 enfermeiros, entre outros profissionais.

Este é um processo contínuo e que continuará a merecer todo o empenho da administração do CHAlgarve em 2017, para dotar as unidades hospitalares da região com os recursos humanos médicos necessários a uma prestação de cuidados de saúde de qualidade.

 

Investimentos

Neste capitulo a realização foi modesta e traduziu-se num investimento com o montante total de 960 mil euros, claramente inferior às necessidades de reabilitação e desenvolvimento da infraestrutura técnica das unidades hospitalares, que incidiu sobre as seguintes áreas:

 

Equipamentos e Sistemas Médicos

•           Iniciou-se a reposição da capacidade técnica através da aquisição de equipamentos e sistemas médicos de substituição nas áreas médico-cirúrgica e meios complementar de diagnóstico, num total de 585 mil euros.

Em 2017 este esforço de investimento será intensificado estando programado para esta rubrica um orçamento superior a 6 milhões de euros, o qual terá particular incidência nas áreas de diagnóstico e equipamento cirúrgico, com montantes orçamentados de 2,4 e 3,6 milhões de euros, respetivamente.

 

Informática e sistemas de informação

•           Modernização de sistemas de informação dos laboratórios e dos terminais de diagnóstico do serviço de radiologia e sistemas de armazenamento de imagem clínica.

•           Implementação da Receita Eletrónica em todo o centro hospitalar.

•           Alargamento da cobertura de wifi nas instalações do CHAlgarve.

•           Alargamento do sistema de Teleconsulta a novas unidades de saúde familiar da região, o que permite uma maior integração de cuidados hospitalares com os cuidados de saúde primários, reforçando assim a ligação entre os especialistas hospitalares e os médicos e enfermeiros de família em claro benefícios dos doentes.

•           Renovação do parque informático com cerca 400 novos computadores para as nossas unidades hospitalares, bem como 80 impressoras.

Ainda neste âmbito e perspetivando a desburocratização e modernização administrativa das unidades de saúde, o Centro Hospitalar do Algarve viu aprovadas no final do ano de 2016 duas candidaturas ao Programa Operacional do Algarve 2020, as quais visam:

•           Implementar um sistema de informação para diagnóstico e arquivamento de exames de cardiologia, nas áreas da hemodinâmica e ecocardiologia.

•           Reestruturação do Datacenter, um projeto essencial para o desenvolvimento e melhoria do desempenho dos sistemas de informação.

•           Implementação de um Sistema de Gestão Documental.

•           Implementação de um Sistema de Gestão de Filas de Espera e Controlo de entradas/saídas de visitantes nos serviços de Internamento.

•           Implementação de um Sistema Eletrónico de Atendimento Presencial que passa pela adoção de uma solução integrada de efetivação, controlo e pagamento nas Consultas Externas.

 

No âmbito da rubrica da informática e sistemas de informação estão ainda consagrados para 2017 os seguintes investimentos:

•           Unificação dos sistemas de informação dos laboratórios de Patologia Clínica.

•           Implementação das requisições eletrónicas de exames na Anatomia Patológica e na Cardiologia.

•           Substituição do servidor SONHO.

 

Obras/Requalificação de Infraestruturas

 

Em 2016, na área das infraestruturas e projetos de requalificação registaram-se também algumas intervenções e investimentos imprescindíveis para manter a funcionalidade das instalações, nomeadamente:

 

•           Substituição integral da rede de águas sanitárias do SUB de Vila Real de Santo António

•           Pintura de espaços no interior do SUB de Vila Real de Santo António

•           Execução de novos balneários para profissionais de saúde no edifício Ambulatório da unidade hospitalar de Faro

•           Alteração da Farmácia de Ambulatório da unidade hospitalar de Faro

 

O investimento mais significativo nesta rubrica relativa às obras/requalificação de Infraestruturas está consagrado para o ano de 2017, com um investimento total de 1,4 milhões de euros onde serão desenvolvidos essencialmente projetos de renovação das infraestruturas, dada a antiguidade das instalações, no sentido de garantir a funcionalidade das mesmas e simultaneamente melhorar as amenidades e condições de conforto nas unidades hospitalares de Portimão, Faro, Serviços de Urgência Básica e Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

Como acima se referiu 2016 foi o início de um ciclo trienal de requalificação e desenvolvimento da estrutura hospitalar para o qual se prevê um investimento global de 19,2 milhões de euros, dos quais 11,2 milhões se concretizam já em 2017 como se pode verificar na programação que se apresenta no mapa abaixo.