Durante o encontro, a contar para a segunda jornada da Série F da III Divisão Nacional de xadrez, entre o Loulé ++ e os Peões da Caparica, o clube da casa decidiu organizar um torneio amigável para que os adeptos da modalidade pudessem estar em atividade enquanto acompanhavam aquelas partidas.

Assim, enquanto no primeiro andar do Arquivo Municipal de Loulé quatro Torres de Loulé defrontavam outros tantos Peões da Caparica, no rés-do-chão jogava-se o Torneio da Porta Aberta, um modelo semelhante ao do Torneio Online das Torres, que permitia aos interessados entrar e sair da competição em qualquer altura, aproveitando as pausas para ir ao andar de cima espreitar os desenvolvimentos da III Divisão.

A prova foi muito bem recebida, tendo participado 23 jogadores, quase metade dos quais jovens xadrezistas do Clube de Xadrez da Escola Engenheiro Duarte Pacheco. Ricardo Dimas, de 8 anos, foi o mais novo.

Nos primeiros dez classificados, três tinham menos de 12 anos: Diogo Silva que terminou em segundo lugar com os mesmos pontos do vencedor, Marcos Dias; Miguel Martinho (9.º), do Clube Peões da Caparica, que entrou na competição depois de ter terminado a sua partida a contar para a III Divisão; e João Bombarda (10.º). Diogo Quintas, quarto classificado, também pertence ao Clube de Xadrez da EDP.

O carácter familiar do evento ficou também assinalado na participação de José Correia e Júlia Whitelaw, avô e neta, uma das nove caras femininas em prova, entre as quais se destacou Daniela Simões, da Escola Secundária de Loulé, que terminou na terceira posição.

Outro ponto de destaque foi o facto de, tirando os xadrezistas do Clube dos Peões da Caparica e José Correia, de São Brás de Alportel, todos os outros participantes eram ou jogadores do Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb ou residentes no concelho, sendo de realçar também o multiculturalismo do evento que juntou quatro nacionalidades: franceses, romenos, alemães e, claro, portugueses.

Aproveitando o facto de no dia 7 de Janeiro o Loulé ++ fazer 4 meses e ainda estar próximo o Dia de Reis, o sábado terminou com um jantar de equipa no restaurante O Pescador, em Loulé, que juntou duas dezenas de convivas.

 

Por: Torres de Loulé