EXECUTIVO LIDERADO POR VÍTOR GUERREIRO ASSINALA 3 ANOS DE MANDATO MANTENDO AS PESSOAS NO CENTRO DAS DECISÕES

Dando continuidade a uma gestão financeira equilibrada e exemplar no país, o executivo municipal de São Brás de Alportel, liderado por Vítor Guerreiro, assinalou três anos de mandato, com a conclusão de projetos estruturantes para o concelho, novas medidas de apoio às famílias e inúmeras iniciativas em setores prioritários. O edil são-brasense apresentou o balanço do trabalho concretizado numa conferência de imprensa realizada hoje, dia 18 de novembro, que culminou com uma visita em bicicleta e outros veículos ecológicos.

Com as pessoas no centro das grandes decisões, o Plano de Medidas de Apoio à Família “Vale +” foi neste último ano reforçado com a criação do “Vale + Natalidade”, um apoio financeiro para bebés registados no município desde janeiro deste ano, no valor de 100€, para compras efetuadas no comércio local. Para além dos mais de 50 vales entregues aos novos cidadãos no decorrer deste ano, o programa “Vale + Educação” foi alargado e passou a abranger os alunos do 1.º e 2.º ciclos, tendo sido entregues mais de 1000 vales neste período.

Sempre atento às preocupações das novas gerações, o Município de São Brás de Alportel manteve a educação como grande prioridade com um importante investimento na contínua melhoria do Parque Escolar.

Entre os eixos prioritários do investimento estão as acessibilidades, setor estruturante para tornar o concelho mais inclusivo. As novas passadeiras acessíveis nas entradas do Parque Escolar e em todo o centro urbano, a construção dos Circuitos Acessíveis na Escola Secundária José Belchior Viegas e Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, a plataforma acessível criada no Jardim da Verbena e a Rede WiFi gratuita são novas conquistas do plano “São Brás Acessível para Todos”.

A revitalização do Centro Histórico é um dos principais eixos de ação do executivo são-brasense, marcado pela recente aprovação de um Plano de Ação de Regeneração Urbana no âmbito do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, com um financiamento a 65%. O Plano inclui a requalificação do Largo de São Sebastião, projeto de enorme importância para o município e que inicia na próxima semana. O Plano integra a requalificação do 1.º troço da Avenida da Liberdade e da Rua Gago Coutinho, a criação do Espaço Memória do Município, entre muitas outras intervenções em edifícios e espaços do Centro Histórico, cada vez mais valorizado.

Na área renovação urbana, destaca-se a recente conclusão da obra de Reabilitação da Entrada Nascente, obra vencedora do Orçamento Participativo 2015, e o projeto do futuro Parque das Amendoeiras, um novo espaço verde a nascer no centro urbano, obra vencedora do Orçamento Participativo 2016 e que já se encontra adjudicada para arrancar em breve.

A qualidade ambiental e a eficiência energética constituem também preocupações vitais para o município que viu recentemente ser aprovada uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR, com 85% de financiamento, para aquisição de equipamentos diversos e a realização de campanhas de sensibilização. Neste setor foi ainda aplicado investimento na aquisição de equipamento de deteção de fugas de água na rede pública e numa frota de bicicletas para os serviços municipais. O alargamento da rede de abastecimento de água que agora assume uma cobertura total no município, excetuando a zona serrana, e o alargamento da rede de saneamento a Peral e Farrobo foram outras importantes conquistas para a qualidade de vida das populações.

As medidas e investimentos aplicados no município contribuem para reforçar o estatuto de São Brás de Alportel enquanto destino turístico de qualidade, e com uma oferta diversificada para os visitantes. Prova disso são o crescimento exponencial nos números de atendimentos nos postos de turismo, o aumento do número de camas em alojamento e o incremento contínuo de residentes estrangeiros.

A dinamização económica e cultural tem vindo a assumir novas dimensões com a realização de diversas iniciativas que já fidelizaram novos públicos, como a Noite de Prata, o Calçadas e a Feira da Serra, realizados no verão, a Noite Vermelha, no inverno, e a Recriação Histórica, evento bienal que faz reviver no Centro Histórico os tempos da primeira década do séc. XX.

Durante estes três anos a autarquia trem vindo a incrementar os apoios financeiros e logísticos às entidades e coletividades locais, enquanto incentivo à dinâmica associativa.

A proteção civil e a defesa da floresta é outras das áreas com crescentes investimentos; nos últimos três anos foram estabelecidos protocolos com o Exército, Associação de Produtores Florestais, e desenvolvido todo um trabalho de parceria com as associações de caçadores, os Bombeiros Voluntários e outras entidades locais e regionais, na missão comum da prevenção de incêndios florestais.

A promoção do Desporto para Todos é outro eixo de ação com a criação de todo um conjunto de novas infraestruturas desportivas e com o incremento de novas modalidades. Também digna de nota foi a aposta na Juventude, cada vez mais participativa, com a criação do Fórum Municipal da Juventude e a continuidade de iniciativas como as Bolsas de Acesso ao Ensino Superior e os Prémios Melhores Alunos.

“Com uma gestão ponderada e consciente, atentos às oportunidades concedidas pela aplicação de fundos comunitários, mercê da boa saúde financeira da autarquia, temos vindo a desenvolver um trabalho meticuloso na definição de uma ação estratégica que valoriza os principais setores de investimento, com vista a dotar São Brás de Alportel com os equipamentos, espaços e serviços fundamentais para um concelho de excelência para os são-brasenses”, afirmou Vítor Guerreiro.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel