Qualquer adulto pode pedir a pulseira, não necessitando de sofrer de qualquer tipo de patologia, apesar de ser mais dirigida a idosos ou pessoas com deficiência ou alzheimer.

Especialmente dirigido a pessoas com dificuldades de orientação o programa «Estou Aqui Adultos» foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contato célere com um familiar. O primeiro contato é muitas vezes crítico e a urgência com que a pessoa é identificada, pode fazer toda a diferença, sendo dever da Polícia procurar todas as alternativas para que esse processo seja rápido, simples e seguro.

Numa primeira fase este programa esteve limitado apenas aos parceiros envolvidos (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Liga, Alzheimer Portugal, CRINABEL e CERCILISBOA), alargando-se agora a toda a população adulta.

Recorde-se que o programa “Estou Aqui” foi usado nos últimos cinco anos com crianças, sobretudo nos meses de verão.

Para aderir ao projeto, é necessário fazer uma pré-inscrição na página do programa, seguir os passos indicados e levantar a pulseira na esquadra selecionada após entrega de termo de responsabilidade assinado.
A PSP indica que os utilizadores têm acesso a uma pulseira de tom neutro, sem qualquer inscrição ou logotipo, na qual será aposta uma pequena chapa metálica com um código alfanumérico, para salvaguardar a privacidade e os dados pessoais da pessoa em causa.
O Estou Aqui Adultos é válido em todo o território nacional e nos demais países da União Europeia, bastando ativar o número de emergência 112 e indicar o código alfanumérico da pessoa encontrada para que seja ativado o mecanismo de contatar a pessoa de confiança do utilizador.

Cada pulseira "é única", sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de ser percetível, só pode ser lido pela PSP, através da base de dados.

 

Por VA/Lusa