Nos próximos dias 5, 6 e 7 de agosto, numa iniciativa da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, com a colaboração de várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Loulé, a aldeia de Querença, no Concelho de Loulé, localizada a 20 Km do litoral (Vilamoura, Vale de Lobo, Quinta do Lago), proporcionará um ambiente poético de cariz ibérico, naquela que será a primeira edição do Festival Literário de Querença.

Serão três dias de poesia, arte, animação cultural, música, petiscos e tapas, apresentação de livros, mercadinhos de poesia, com a presença de escritores nacionais e estrangeiros já que este será um Encontro Ibérico de Poesia.

Participarão mais de duas dezenas de poetas convidados, portugueses e espanhóis, que tomarão a palavra em diferentes espaços públicos da aldeia de Querença, conduzindo conversas em torno de questões centrais para a Literatura Portuguesa Contemporânea. A expetativa da organização é a de que outros criadores se juntem a esta festa estival das letras, criando um diálogo contínuo durante os três dias em que decorrerá o Festival.

O primeiro dia será dedicado aos Poetas Andaluzes, o segundo será uma homenagem ao poeta Casimiro de Brito, de origem algarvia e raízes em Querença, com uma vasta obra publicada e traduzida em mais de trinta línguas, e o domingo será dedicado aos Poetas Algarvios – os de berço ou de coração.

O objetivo principal é o de celebrar a Palavra em todas as suas formas - dita, lembrada, escrita, cantada, subvertida, dançada, repetida, encenada, discutida… e os seus protagonistas. Palavra puxa palavra e a aldeia de Querença será raiz e sombra para um diálogo contínuo animado por todas as vozes que aqui se reunirão.

O I Festival Literário de Querença é uma iniciativa da Fundação Manuel Viegas Guerreiro que assume a dimensão comunicativa da Literatura e promove a aproximação e o diálogo entre escritores e leitores e o interesse, sem restrições, pelos livros, pela leitura e pela escrita.

Veja aqui o PROGRAMA.

Mais informações aqui.

 

Por CM Loulé