O Compromisso pela Bicicleta é uma iniciativa nacional. O Município de Lagos aprovou recentemente aderir a este movimento que tem como grande objetivo a promoção da mobilidade em bicicleta.

A participação no projeto decorre de uma proposta da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve que, numa reunião onde esteve igualmente presente a Universidade de Aveiro, apresentou o projeto e deu a conhecer o balanço de outras iniciativas, nomeadamente do European Cycling Challenge, Programa Cycling & Walking e Plano para a Mobilidade Urbana Sustentável.

O Compromisso pela Bicicleta, à semelhança das acima referidas que contam já a adesão do município, desenvolvem-se todas no mesmo âmbito, focando a necessidade de sensibilização para as alterações climáticas, a redução de emissões de CO2 e a dependência dos combustíveis fósseis; a necessidade de assegurar acessibilidades para todos e a segurança rodoviária.

Esta iniciativa é de caráter nacional reconhecida pela European Cyclists Federation (ECF) e a Comissão Europeia, coordenada pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave e a Universidade de Aveiro, e conta com a participação de especialistas a nível nacional, instituições e entidades públicas, universidades, indústria, setor do turismo e vários municípios que partilham as melhores experiências nacionais para promover a mobilidade em bicicleta.

A adesão ao Compromisso pela Bicicleta não tem quaisquer custos e todas as ações e investimentos do Município nas iniciativas acima referidas serão consideradas neste projeto, e contribuirão para a melhoria da imagem do município a nível nacional, no que respeita a boas práticas da mobilidade em bicicleta.

 

Por: CM Lagos