O Grupo Folclórico de Faro sobe ao palco do Passeio da Doca para comemorar 86 anos de existência, mostrando as diversas vertentes do mais antigo grupo de folclore do Algarve.

Na noite de 9 de Junho, a partir das 21.30h, o Grupo Folclórico de Faro irá realizar um Espetáculo Comemorativo integralmente preenchido com a apresentação das suas quatro atuais secções: Escola de Acordeão, Cancioneiro, Grupo Infantil e Grupo Adulto.

A Escola de Acordeão do Grupo Folclórico de Faro, sob a orientação do Professor Hermenegildo Guerreiro, irá apresentar alguns dos seus alunos e intérpretes convidados, num momento dedicado ao instrumento-rei do Algarve. O Cancioneiro irá mostrar a diversidade da música tradicional e dos cantares populares do Algarve. Os mais pequenos (Grupo Folclórico Infantil de Faro) recriarão as brincadeiras e danças dos tempos dos seus avós. Finalmente, o grupo de dança adulto irá defender os seus pergaminhos através dos expressivos corridinhos, bailes de roda e baile mandado, tão característicos do nosso Algarve.

Sábado, dia 11 de junho, as comemorações do aniversário continuam, com a realização de um jantar convívio, que contará com a participação de antigos e atuais elementos.

 

 

UM GRUPO COM HISTÓRIA

O decano dos grupos de folclore da região algarvia foi formado em Faro por Serafim Carmona, no início dos anos 30. Teve como principal impulsionador Henrique Bernardo Ramos - grande figura do folclore algarvio que liderou o Grupo durante quase 40 anos.

Começou por se chamar Rancho Regional Algarvio ou, simplesmente, Rancho do Algarve. Na sua génese estiveram muitos dos grandes acordeonistas que marcaram uma época: José Ferreiro Pai, António Madeirinha, José Massena Fialho (o “Céguinho da Luz”), José Padeiro, irmãos Marum, entre muitos outros. As habilidades dos bailadores nas “escovinhas” e “sapateados” fizeram escola em todo o Algarve – “Pechalhá”, “Rabinete”, Miguel dos Santos, Leal, “Galinho”, Carminho e irmãos Fantasia marcaram uma época na arte de dançar o corridinho.

Foram muitos os êxitos, como as “Noites Algarvias” que lotaram o Coliseu dos Recreios em Lisboa nos anos 40 e 50, mas também não faltaram revezes e até paragens, devido aos anos mais duros da emigração que levaram muitos dos elementos do Grupo para fora do país.

Nos anos 60, o Grupo volta a brilhar ao lado da saudosa Orquestra Típica de Faro, e inicia uma activa participação na animação turística do Algarve.

Nos anos 80 e 90, sob a direcção de Fernando Fantasia, conhece os palcos de muitos dos mais importantes festivais de folclore, um pouco por todo o mundo.

 

UM GRUPO COM PROJETOS

Atualmente, o Grupo Folclórico de Faro é uma referência obrigatória no panorama do folclore algarvio. É membro da Federação do Folclore Português, filiado no Inatel, foi um dos fundadores da Associação de Folclore e Etnografia do Algarve e, enquanto organizador do FolkFaro, é membro do CIOFF Portugal (Conselho Internacional dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).

Para além de apresentações por todo o país, o Grupo tem vindo a participar em inúmeros festivais internacionais de folclore, tendo já efectuado deslocações a Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia e Bélgica. Participou em diversos trabalhos e publicações de carácter etnográfico, em desfiles e exposições de trajes, e várias edições discográficas.

Considerado como uma verdadeira instituição da capital algarvia, o Grupo Folclórico de Faro foi, no ano de 2002, distinguido pela Câmara Municipal com a Medalha de Ouro da Cidade. Em 2014, recebeu a Medalha e o Diploma de Mérito atribuídos pela União das Freguesias de Faro. Já em 2015, recebeu o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro Municipal de Faro, pela realização do FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro.

O Grupo Folclórico de Faro, orgulhoso do seu passado, continua com projetos de futuro, entre os quais se perfilam uma deslocação a Madrid, no final de Junho, onde representará Portugal no Festival internacional de Leganés. De 20 a 28 de agosto realizará a 14ª edição do FolkFaro, o maior festival internacional de folclore do sul de Portugal.

Com a recente atribuição ao Grupo, pelo Município de Faro, do piso superior do edifício histórico do Solar do Capitão, à entrada da cidade, poderá finalmente ter uma Sede Social condigna que lhe permitirá desenvolver as suas atividades, ainda com mais empenho e afinco.

Por Grupo Folclórico de Faro