No próximo dia 13 de maio faz 20 anos que o Grupo Hospital Particular do Algarve inaugurava a sua primeira unidade, o Hospital Particular de Alvor.

Hoje, o Grupo com três hospitais e cinco clínicas cobre todo o Algarve, estendendo-se inclusivamente para a serra de Monchique. Durante estes anos foram sendo paralelamente criadas empresas de suporte aos cuidados clínicos, que permitem uma articulação mais facilitada entre as unidades, auxiliando também a promoção de um atendimento mais personalizado. São disso exemplo, as Ambulâncias Privadas (com disponibilidade permanente 24h para todo o país) ou as Parafarmácias.

Volvido este tempo, o Grupo tem sabido mais que renovar-se, superar-se em termos de inovação e desenvolvimento. Aspetos que se podem aferir pela sua capacidade instalada e pela sustentabilidade dos seus recursos humanos, mas igualmente pelos projetos que tem para desenvolver num futuro próximo, como é o caso do Hospital Particular da Madeira. Um hospital que será edificado de raiz no Funchal, muita à imagem do Hospital Particular de Gambelas (em Faro) e, que promete tal como este seu antecessor, mudar o percurso da saúde dos madeirenses.

Para assinalar este aniversário, o Hospital Particular escolheu dois motes: 20 Anos, 20 Histórias de Sucesso e 20 Anos no Caminho da Excelência. O primeiro enquadra a memória de 20 anos de trabalho e criação, através do testemunho de 20 histórias de sucesso, com finais felizes, que representam a importância que o Grupo alcançou na saúde da população algarvia.

Os 20 Anos no Caminho da Excelência pretendem projetar um futuro sólido, consistente e estável, dando a conhecer ao longo deste ano os projetos que tem em desenvolvimento ou projetos que entretanto se finalizarão, como é o caso da inauguração oficial da sala operatória híbrida e a renovação do departamento de oftalmologia que terão lugar também no dia 13 de maio.

Atualmente, as salas híbridas são uma tendência mundial pois permitem dar resposta num mesmo espaço a procedimentos de intervenção cirúrgica e não-cirúrgica, contemplando equipamentos de imagem de alta definição e aumentando a segurança do doente. Relativamente ao departamento de oftalmologia, foram renovados todos os seus equipamentos, sendo agora possível ter uma cobertura global desta especialidade, quer ao nível do ambulatório (consulta externa), quer ao nível da cirurgia (bloco operatório), incluindo a oftalmologia pediátrica. Foi potenciada a capacidade dos exames de diagnóstico e terapêutica – ecografia, OCT (tomografia de coerência ótica), angiografia, retinografia – que permitirão melhorar de forma abrangente todos os rastreios e tratamentos.

 

Por HPA