A Odiana viu aprovada uma candidatura ao SIAC com o projeto «Choose our Food». Com incidência no domínio produtivo e inovador do Baixo Guadiana, este projeto pretende maximizar os produtos agroalimentares regionais, bem como reforçar a cooperação empresarial no território.

A Odiana preparou e apresentou uma candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) na tipologia Qualificação - Baixa Densidade em setembro de 2015. Recentemente foram publicados os resultados, no qual a Odiana viu aprovado o seu projeto denominado «Choose our Food»

É certo que o Baixo Guadiana detém um leque de recursos endógenos invejável e que encerra por si só primazia, qualidade e uma riqueza inigualável, assim, aliados os saberes aos sabores, a inovação, a pesquisa e a investigação, pretende-se que este novo projeto eleve os produtos do território e reforce as atividades económicas locais. Trata-se de um projeto que pretende maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana através do reforço da cooperação empresarial entre os setores Agroalimentar e Turístico, bem como instigar a competitividade.

Entre as demais atividades constam um Estudo sobre o Setor Agroalimentar e ações de Cooperação (realização de um Guia Técnico de Apoio ao Produtor); Estratégia de Marketing (que compreende um stand promocional, um roteiro com livro de Receitas e a participação em certames agroalimentares); e Atividades e Materiais de divulgação e disseminação (workshops/ateliers gastronómicos, fam/press trips e certame gastronómico de promoção dos produtos regionais).

“A gastronomia do Baixo Guadiana é mais uma riqueza que há que rentabilizar ao máximo, mantendo a qualidade e o bom serviço, estamos na verdade perante uma mais-valia de grande importância turística, nomeadamente para o povo espanhol”, atesta Francisco Amaral, Presidente da Odiana. O projeto já começou a sua implementação e prevê-se a sua conclusão em Janeiro de 2018.

A destacar que este projeto surgiu através do Aviso de Abertura de Candidatura nº ALG-53-2015-03, lançado no âmbito do SIAC para apresentação de candidaturas na tipologia Qualificação - Baixa Densidade, no âmbito da prioridade de investimento 3.3 do PO CRESC ALGARVE 2020, que decorreu entre 1 de julho e 30 de setembro de 2015.

 

Por Odiana