O Museu Municipal de Portimão acolhe nos próximos dias 12 e 13 de março as Jornadas do Arade. A iniciativa é promovida pela Teia D.Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com as Câmaras Municipais de Silves, Portimão, Lagoa e Monchique, Junta de Freguesia de Portimão, Museu Municipal de Portimão e outras entidades públicas e privadas.

A ação pretende abrir espaço para o diálogo e a problematização de temáticas transversais que visam a promoção do desenvolvimento socioeconómico sustentado e a divulgação do património cultural e humano dos municípios de Silves, Portimão, Lagoa e Monchique, sendo o maior desafio desta 1.ª edição abolir as fronteiras institucionais e administrativas e discutir soluções integradas à escala regional.

O primeiro dia de jornadas arranca na manhã de 12 de março, sábado, com a realização de diversos de cursos de curta duração que se prolongarão pela tarde. O programa de conferências debates e mesas-redondas das Jornadas abrirá com a conferência “O Rio Arade – Um mergulho na História”, seguida de uma sessão de controvérsia sobre a regionalização. À noite, pelas 21h30, Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves (CMS), participará numa tertúlia, onde os presidentes de câmara dos municípios da Bacia do Arade se irão debruçar sobre as suas propostas e perspetivas sobre a temática.

O segundo e último dia de jornadas será dedicado ao debate e à troca de ideias sobre o património cultural do Arade, Centro Hospitalar do Algarve, soluções empreendedoras para o sector turístico, vida ativa em idade sénior, turismo de golfe e rio Arade enquanto eixo de desenvolvimento económico regional. Nesse dia, pelas 9h00, Pedro Garcia, chefe de Divisão da Cultura, Turismo e Património da CMS irá participar na mesa-redonda “Divulgar e promover o património cultural do Arade: projetos e experiências de sucesso”, onde apresentará a sua perspetiva e experiência no âmbito da Feira Medieval de Silves, evento de referência nacional que, ano após ano, tem mantido um crescimento no número de visitantes. Da parte da tarde, pelas 14h30, Ivone Lampreia, técnica de Ação Social da CMS, fará parte do rol de oradores que irão intervir na mesa redonda “Depois de ser ativo…” onde partilhará a sua experiência com o projeto Polos de Educação ao Longo da Vida, promovido pela autarquia, que assenta, essencialmente, na Educação/Formação contínua fora do sistema formal de ensino.

Para além das conferências, dos cursos de curta duração, das mesas-redondas e das sessões de controvérsia, o programa científico das Jornadas do Arade dará, também, espaço para a apresentação de comunicações livres, sob o formato de posters, no âmbito geral das Jornadas (municípios da Bacia do Arade). A submissão de propostas encontra-se aberta até às 24h00 do dia 26 de fevereiro.

A participação nas jornadas é gratuita e aberta a todos, mas sujeita a inscrição prévia no portal www.jornadasdoarade.pt. A inscrição num dos cursos-livres que decorrem no dia 12 de março tem um custo de 20 € (inclui almoço e certificado de participação).

Mais informações poderão ser recolhidas através do endereço de correio eletrónico jornadasdoarade@gmail.com ou do portal www.jornadasdoarade.pt.

 

Por CM Silves