Desde 2004, a Marina de Albufeira renova pela 10ª vez o galardão Bandeira Azul da Europa para Marinas e Portos de Recreio.

A Cerimónia de Hastear da Bandeira Azul da Marina de Albufeira, realizou-se hoje dia 13 de Junho, e contou com a presença do Sr. Presidente do Município de Albufeira, Diretora da ABAE, Administração da Marina de Albufeira e de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, bem como da Capitania de Portimão e GNR de Albufeira e demais entidades oficiais.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e marinas que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental que todos reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas voluntárias de cumprimento dos critérios para as zonas balneares e para Portos de Recreio e Marinas. Este ano o galardão foi atribuído a 17 Marinas Portuguesas, tendo a Marina de Albufeira sido escolhida pela coordenação Nacional para ser a marina palco da Cerimónia oficial em nome de todas as marinas galardoadas.

De acordo com Fátima Vieira, a escolha da Marina de Albufeira, pelo Júri Nacional, para ser o palco da Cerimónia oficial do 1º Hastear da Bandeira Azul 2014 de Marinas, foi justificada pelo “bons exemplos que são sempre de dar a conhecer” e pelo completar de um ciclo de melhoria contínua de dez anos, que importa destacar.

Este ano, as Actividades de Sensibilização e Educação Ambiental desenvolvidas pelas Marinas galardoadas respondem ao tema “Poluição dos Oceanos: Esclarecer,  planear e agir”.