A Autoridade Marítima Nacional realiza no próximo dia 10 de novembro, durante a manhã, um exercício de combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos, na foz da ribeira Bensafrim, em Lagos.

O POLEX 2015, conduzido pelo Departamento Marítimo do Sul, tem como objetivo o treino, a preparação, organização e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do mesmo e da Capitania do Porto de Lagos, em resposta aos incidentes mais prováveis.

O cenário do exercício pretende simular a resposta a um derrame acidental, como resultado da colisão entre dois navios que navegavam em direções opostas na ribeira Bensafrim. No momento desta ocorrência, com a maré enchente, uma das embarcações fica desgovernada, acabando por atracar ao molhe oeste da barra de Lagos, junto à praia do Clube Naval de Lagos, e a derramar hidrocarboneto (viscosidade média/baixa).

No simulacro, mediante o cenário identificado, por forma minimizar os danos ambientais, serão desenvolvidas ações de combate ao derrame em dois pontos diferentes, nomeadamente, no local onde a embarcação atracou e numa zona de abrigo localizada junto ao forte "Ponta da bandeira", onde foi defletida a mancha à deriva na ribeira de Bensafrim, por forma proteger atividade económica e biodiversidade.

A realização de um exercício desta natureza permite adestrar as funções e as responsabilidades na tomada de decisões cruciais e na mobilização dos recursos adequados, de todas as entidades envolvidas. Para o efeito, participam no exercício a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Câmara Municipal de Lagos, a Docapesca – Portos e Lotas, S.A. e a MarLagos.

 

Por: AMN