Depois de três meses em recuperação numa clínica em Alvor, a Cegonha Retreat, Rachael Farrokh já recuperou peso e quer agora ajudar outras pessoas com o mesmo problema

Rachael Farrokh é atriz, mas ficou conhecida do grande público em Portugal e em todo mundo no início deste ano quando o seu marido, Ron Edmondson, desesperado, publicou um vídeo a pedir ajuda. Rachael pesava 20 quilos e pedia a ajuda de todos para conseguir arranjar dinheiro suficiente para se internar na única clinica que ainda a poderia aceitar e ajudar. Seis meses depois, a norte-americana de 37 anos já participa em maratonas.

Depois de angariar 200 mil dólares, Rachael Farrokh veio tratar-se para Portugal, mais especificamente para Alvor. Depois de numa primeira fase de recuperação, ainda nos EUA, a atriz foi transferida para a clínica Cegonha Retreat, em agosto, que trabalha em parceria com o Hospital Particular do Algarve. Na passada terça-feira, os médicos portugueses deram autorização a Rachael para se deslocar a Washington e participar numa maratona contra os distúrbios alimentares. Foi a primeira vez que apareceu em público desde que o vídeo foi publicado e as diferenças são surpreendentes. A atriz surgiu com um ar saudável e recuperou bastante peso, embora não revele quanto.

Questionada pela NBC sobre a forma como tem sido tratada em Portugal, Rachael Farrokh não hesita: “eles [os médicos nos EUA] estavam tão preocupados com o meu corpo, [porque] o meu corpo não respondia aos tratamentos. Eles não entendiam que a mente tem de acompanhar o corpo. Fui finalmente tratada com respeito e não sabia que merecia isso”. Tudo isto foi possível graças aos milhares que doaram dinheiro a esta causa, gesto que Rachael não esquece. “Sinto que hoje em dia tenho uma enorme família e ela chama-se ‘mundo’. Todas estas pessoas abraçaram-me de uma forma única”, diz.

Miguel Duarte, médico do Hospital Particular do Algarve, na página de Facebook “Rachel's Road to Recovery”, onde Rachael tem partilhado a sua evolução ao longo destes três meses, veio dizer que a “Rachel está a lutar de forma valente. O seu estado está a melhorar todos os dias […] Ela está a fazer fisioterapia para voltar a trazer movimento aos seus membros. Recentemente, com suporte, ela deu os seus primeiros passos. O seu incrível marido e o resto da equipa ficaram com lágrimas nos olhos. A verdade é que nós sorrimos todos através das nossas lágrimas”.

“Voltei a estar animada com a vida, porque o que não passava de um vislumbre de esperança há 3 meses, transformou-se numa certeza de viver. O meu objetivo neste processo de recuperação é criar mais consciência e educação, para ajudar outros que estejam a lutar contra esta doença", confidenciou a atriz que, apesar da rápida recuperação, ainda tem um longo caminho pela frente.

Hoje, a mulher que com 1,70m de altura e que pesava menos de 20 quilos, que chegou a um estado tão crítico que tinha de ser carregada ao colo e mal conseguia falar, já participa em marchas e apoia outras pessoas com problemas semelhantes. Tudo isto graças a um tratamento, o Peggy Claude-Pierre, cujo objetivo é transmitir aos doentes amor e combater os sentimentos negativos e que é desenvolvido no Algarve.

 

Por: Sofia Coelho