No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril, as Ruínas Romanas de Milreu, monumento afeto ao Património Cultural, I.P., promove nesse dia, às 19h30, uma visita guiada intitulada «Ruínas de Milreu ao occasus solis»

"Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza” é o tema escolhido para este ano. Propõe um olhar sobre o passado, como forma de reflexão sobre o património partilhado e os desafios que se colocam hoje e para o futuro.

Em 1982, o ICOMOS estabeleceu o dia 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), seguido da adoção pela UNESCO, durante a sua 22ª Conferência Geral. Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para atividades a serem organizadas pelos seus membros e parceiros e por todos aqueles que queiram participar nesta comemoração. 

A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Testemunhos vivos de tradições seculares de um povo, os monumentos históricos são um património comum, que urge salvaguardar para as gerações futuras, com toda a riqueza da sua autenticidade. A Carta de Veneza, apresenta assim os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos, entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).

A participação é gratuita (máximo 30 participantes), mediante inscrição para milreu@patrimoniocultural.gov.pt

 

Para saber tudo que acontece neste dia consulte DIMS 2024 (patrimoniocultural.gov.pt)

 

Património Cultural