Ana Pífaro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, publicou na sua página de Facebook uma carta aberta enviada ao Primeiro Ministro António Costa.

"Caro Sr. Primeiro Ministro,
Chegou a hora de pedir perdão aos Algarvios!

Sei que somos sempre esquecidos e que apenas se lembram de nós em dois momentos do ano, quando vêm de férias ao Algarve no mês de Agosto, o que parece ser o seu caso pois só conhece a região pelas filas e pelo trânsito, ou quando recebem os milhões que enviamos para o Ministério das Finanças, contribuindo de forma significativa para o PIB nacional.

Em março foi pedido ao país que acatasse o recolhimento, de forma a poder evitar uma catástrofe sanitária.
Não foi Portugal que foi um milagre, foram os portugueses, que com muito sacrifício, foram conscientes!
Nós algarvios, também acatamos, e por aqui, quando os negócios se preparavam para abrir, fizemos marcha atrás e voltamos para casa. Sabíamos que numa região, essencialmente turística, os números e as aparências são essenciais para não deitar por terra décadas de trabalho.
Sabíamos nós, mas pelos vistos não sabia o senhor nem os seus colegas.

Enquanto estivemos, heroicamente em casa, sem ver os nossos amigos, sem abraçar os nossos familiares, com os negócios fechados e as nossas vidas congeladas, pensava, honestamente, que o Governo trabalhava em medidas para a retoma da vida quotidiana. Com limites, com certeza, mas com a responsabilidade de um país que vive, essencialmente do Turismo, não fosse esse o maior bem que exportamos!
Mas não, com o desconfinamento, o que verificamos, é que não houve um plano para os transportes públicos, não houve um plano para o SNS, não houve um plano para as escolas, não houve um plano para a economia, não houve um plano para as pessoas!
Enfim, enquanto todos nós cumpríamos, ninguém planeou o depois.
Suspeito que também o Governo esteve em quarentena!
E agora Sr. Primeiro Ministro, como vai sobreviver o Algarve?
Sim, porque aqui ninguém pensa em lucrar, aqui só já queremos poder sobreviver.
Pagar contas.
Acho que isso também vos pode interessar!
Será que apenas vão dar por nós quando faltarem os milhões que enviamos para Lisboa todos os anos? Ou será que se irão lembrar antes, quando tiverem que pagar subsídios de desemprego e de pobreza a meio milhão de algarvios?
Sabe Sr. Primeiro Ministro, o Algarve foi, e continua a ser, a região do país (continental) com menor índice de contaminação.
Por aqui conhecemos as nossas obrigações!
Pena que por aí ninguém olhe para nós!
Pena que ninguém se tenha lembrado que, talvez os milhões que se fazem por aqui, sejam importantes para manter este país à tona!
Pena que ninguém se tenha lembrado de divulgar o Algarve como um destino seguro, sem incidência do vírus. Nem o turismo de Portugal nem o do Algarve.
E agora pergunto eu?
Se perdermos o Reino Unido como maior cliente do Algarve o que vamos fazer daqui para a frente? É que um mercado leva dezenas de anos a conquistar, mas demora meia dúzia de dias a perder!
Estará V. excelência preparado para assumir a ruína desta Região?"

Ana Pífaro - Vice-Presidente da C.M. de Albufeira