Tavira assinala o Dia Internacional da Mulher, nos dias 07 e 08 de março, com um conjunto de iniciativas a decorrer na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Durante o dia 07 e na manhã de 08, irão realizar-se diversas visitas guiadas à exposição fotográfica “O Olhar Feminino” (público escolar e geral), orientadas por algumas das autoras das fotografias.

Já no dia 08, pelas 18h00, realiza-se a conversa aberta sob o tema “Ser Mulher em Tavira”, moderada por Idálio Revez, jornalista do Público, uma parceria entre o Município e este jornal. A integrar o painel teremos quatro mulheres que se destacam pela sua afirmação no feminino (havendo muitas outras), nomeadamente Ana Paula Martins, Aurízia Anica, Noélia Jerónimo, Otília Cardeira e Patrícia Nogueira.

Este debate está enquadrado na reedição da obra “As Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, editada originalmente há 75 anos. Esta é a reedição de um ambicioso projeto dedicado às mulheres portuguesas e que permite a reflexão sobre o tema Que Igualdade em 50 Anos de Liberdade?, a propósito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, encontra-se patente, de 08 a 11 de março, no Mercado Municipal, a exposição “Jornadas pela Conquista do Feminino” onde são destacadas onze personalidades, cujo percurso profissional e pessoal contribuiu para a afirmação das Mulheres.

Com estas iniciativas pretende-se alertar e sensibilizar a comunidade para a importância e o papel da Mulher na sociedade e na história de modo a contribuir para a sua valorização e eliminação dos estereótipos de género.

.