A Quaresma e a Semana Santa são celebradas em todas as paróquias de Albufeira, apresentando cada uma, diversas solenidades, tornando o concelho num lugar de culto ao qual já se deslocam diversos fiéis de outros países.

Cada vez mais participadas, as celebrações da Semana Santa arrancam no próximo dia 24, Domingo de Ramos, dia para a Bênção das palmas e flores com que os católicos vincam esta marca cultural, o seu sentido religioso e a ancestralidade do culto, lembrando a entrada de Cristo em Jerusalém.

É já no próximo dia de 24 de março que em todas as Paróquias do concelho de Albufeira se realiza a Eucaristia da Bênção dos Ramos. Na Igreja Matriz de nossa Senhora da Esperança, em Paderne, às 09h30; na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Visitação, na Guia, e na Igreja de Santa Ana, em Albufeira, às 10h30 e na Igreja de S. José, em Ferreiras, às 15h30.

Na semana seguinte, todas as paróquias procedem a diversas solenidades religiosas. Em Albufeira, na Quinta-feira Santa, dia 28 de março, a Matriz recebe às 19h00 a Eucaristia Vespertina da Ceia do Senhor. No mesmo dia, às 21h30, dá-se a Procissão dos Painéis com Adoração ao Santíssimo, uma das mais imponentes manifestações religiosas, recuperada pela Santa Casa da Misericórdia e apoiada pelo Município. A concentração é na Capela da Misericórdia e a saída está agendada para as 22h00. No dia seguinte celebra-se a Paixão do Senhor, às 17h00, no mesmo templo e, às 21h00, a Sexta-Feira Santa encerra com a Procissão do Enterro do Senhor, também na Igreja Matriz.

No sábado, dia 30 de março, a Matriz acolhe a Celebração da Vigília Pascal, às 22h00 e no Domingo de Páscoa, às 10h00, inicia-se a Procissão da Ressurreição seguida de Eucaristia, às 11h00.

Na vizinha paróquia de Ferreiras há Eucaristia, no dia 28 de março, às 21h30 e na Sexta-Feira Santa, dia 29, às 18h00, acontece a Adoração da Cruz. No sábado de manhã, às 10h00, dá-se a Laudes e Ephatta e às 22h00 a Vigília Pascal. As celebrações, que acontecem todas na Igreja de S. José, terminam no mesmo local, com a Eucaristia do Domingo de Páscoa, às 16h00.

Já em Paderne, as celebrações religiosas começam no dia 28, Quinta-Feira Santa, com a Eucaristia, às 18h30, no dia 29, acontece a Cerimónia de Adoração da Cruz e Procissão do Enterro do Senhor, às 21h00, e no dia de Páscoa, às 10h00, inicia-se a Procissão da Ressurreição seguida de Eucaristia.

Na paróquia da Guia, a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Visitação acolhe na Quinta-Feira Santa a Celebração da Última Ceia, às 16h00. A 29 de março acontece a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, às 15h00, e no Domingo de Páscoa celebra-se a Eucaristia da Ressurreição.