São Brás de Alportel recebeu, nos dias 16 e 17 de março, um Seminário de Obedience (Obediência Canina Desportiva) organizado pela Associação são-brasense Algharbravo – Práticas desportivas caninas.

O seminário foi ministrado por Jesús Martín, sagrado vice-campeão mundial em 2019, tendo permanecido na seleção espanhola da modalidade desde então.

A modalidade de Obedience rege-se pelas diretrizes da Federação Cinológica Internacional, representada pelo Clube Português de Canicultura, sendo uma atividade desportiva e educacional, dirigida a ensinar os cães a agir de forma cooperante e controlada com os seus condutores. Os condutores e os seus cães são elementos fundamentais das provas de Obediência, nas quais estes são avaliados mediante o seu desempenho na execução de exercícios com grau de dificuldade progressiva, em classe 1 e 2, até atingir a classe 3.

Atualmente a região algarvia tem aumentado exponencial o número de escolas e competidores na modalidade de Obedience, facto que motivou a Algharbravo, sediada em São Brás de Alportel, a organizar um seminário de dois dias com o notável e experiente treinador espanhol, Jesús Martin. Um encontro também de partilha de conhecimentos e aquisição de novas técnicas.

O Campo de Futebol António Coelho, localizado em Machados e dinamizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Machados, foi o palco deste seminário que contou com a presença de elementos oriundos de várias escolas algarvias e do centro do país. 

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.