Últimas notícias do Rotary Clube de Albufeira relativamente à atribuição de Bolsas Universitárias a jovens carenciados, à visita Oficial do Governador Roberto Carvalho ao Rotary Clube de Albufeira no dia 16 de Outubro,

quer a uma iniciativa conjunta entre o Rotary Club de Albufeira e o Núcleo de Direito do Algarve,  bem como  à iniciativa do Rotary Clube de Albufeira no dia 24 de Outubro, dia em que se comemora o dia mundial do combate à Pólio.

A) O Rotary Clube de Albufeira, no mês de Setembro,  mês em que o Rotary dedica aos projetos de Educação Básica e Alfabetização, lançou  um programa de bolsas Universitárias a atribuir aos jovens. Através de um criterioso processo de seleção, que consistiu num rigoroso processo de análise documental, e entrevistas diretas aos candidatos,  foram  atribuídas  3 de 5, em que as 2 restantes serão atribuídas com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa e a Câmara Municipal de Albufeira. As bolsas são atribuídas atendendo à excelência, ao mérito e à situação económica e financeira dos alunos candidatos.  Foi efectuado um pequeno vídeo, que circulou nas redes sociais tendo por base o testemunho de quem já participou e usufruiu e concluiu com mérito o seu Curso Universitário, em que o Rotary em geral,  e o Rotary Clube de Albufeira participaram de uma forma decisiva.

B) Relativamente à visita oficial do Governador Roberto Carvalho ao Rotary Clube de Albufeira: iniciada no Marco Rotário, junto á entrada de Albufeira, com todo o seu simbolismo, passamos pela Câmara Municipal de Albufeira, em que fomos recebidos pelo Exmo Sr. Presidente Dr José Carlos Rolo, e de seguida pelo Quartel dos Bombeiros, com a presença do Exmo Sr. Comandante Abel Zua.

Seguidamente fomos recebidos pela Provedora da Santa Casa da Misericórdia, acompanhada do Vice Provedor e pela responsável da Tesouraria.

As reuniões foram pautadas pela troca de experiências, tendo sido desenvolvido o papel da ação social das mesmas, as suas necessidades, para além da troca de presentes institucionais.

Por último tivemos a nossa reunião de trabalho, na nossa sede, com desenvolvimento de problemas, desafios e oportunidades.

Encerramos a visita oficial com um jantar no Restaurante Jardim e Sabores,  tendo estado presentes  4 Presidentes de diferentes  Clubes Rotários bem como  3 Governadores Assistentes, para além de Companheiros e Amigos, no estrito cumprimento das regras impostas pela D. G. de Saúde.

C) O no passado dia 8 de Outubro, realizou-se uma ação   conjunta, de solidariedade,  entre o Núcleo de Direito do Algarve, e o Rotary Club de Albufeira. Tratou-se de uma ação de doação , destinada a apoiar crianças de S. Tomé e Príncipe, em situação de pobreza.

Os donativos foram consistiram  em assistência alimentar, material escolar e vestuário.

D) O Rotary Club de Albufeira  está a desenvolver uma ação  de sensibilização, apelando a que a comunidade faça chamadas para o número de valor acrescentado,  760 30 2013

1 chamada= 1 vacina = 1 vida

tendo efetuado uma marcha simbólica no dia 24 de Outubro, dia Internacional de Combate à Poliomielite,  pelas ruas de Albufeira, acompanhando assim, uma série de iniciativas  que decorrem   por todo o mundo, no âmbito rotário.

A vacina já permitiu imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças em todo o mundo.

Foram recolhidos vários os testemunhos da comunidade, inclusivamente do Núcleo de Direito do Algarve, e de António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF,  com uma forte sensibilização via redes sociais. 

A Poliomielite é uma doença altamente infecciosa, que afecta principalmente crianças, menores de cinco anos de idade, sendo uma doença também vulgarmente conhecida por paralisia infantil.

O Rotary e os seus parceiros, dos quais se destacam a Fundação Bill e Melinda Gates, a UNICEF e a Organização Mundial de Saúde (OMS), lideram os trabalhos de erradicação mundial da pólio há mais de 30 anos, dinamizando a iniciativa Pólio Plus, que foi a primeira a abraçar a erradicação da paralisia infantil por meio da vacinação de crianças em grande escala.

Até agora, o movimento rotário doou para esta causa, através dos seus membros, mais de 2 mil milhões de euros e inúmeras horas de trabalho para proteger mais de 2,5 mil milhões de crianças em 122 países contra a pólio.

Para além disso, o Rotary tem trabalhado, ao longo dos últimos anos, junto de Governos de vários países, conseguindo arrecadar cerca de 50 mil milhões de euros para investir no Combate e erradicação da Pólio.

Estando quase erradicada,  continua a necessitar de campanhas de vacinação para combater surtos, que podem implicar graves retrocessos.

Por isso o Rotary Clube de Albufeira continua com esta campanha de sensibilização.

 

Por: Jorge Azevedo