O galardão foi atribuído esta quarta-feira, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Coimbra.
Além de ter recebido a bandeira verde como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”, Loulé teve ainda uma Menção Honrosa com a iniciativa “Bora lá Brincar”, enquanto medida inovadora. Trata-se de uma atividade organizada em conjunto com os parceiros sociais, que promove a brincadeira livre e alternativa ao excesso de utilização do “ecrã”, enquanto prática educativa, social e cultural, fortalecendo os laços entre a Escola, Família e Comunidade.
Loulé volta a ser uma referência nacional entre as autarquias portuguesas promotoras de medidas que passam pelo apoio a famílias com mais filhos, auxílio a situações de fragilidade social, incentivos na educação, redução fiscal, acessibilidade nos programas culturais e desportivos, transportes ou apoios na área da saúde.
Loulé tem concretizado iniciativas focadas nas pessoas, que suscitam o reconhecimento de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”. Entre estas contam-se o apoio a famílias com necessidades especiais, através do CREI - Centros de Recursos Educativos para a Inclusão; a atribuição de fichas de atividades e outros materiais pedagógicos de apoio aos alunos louletanos; as “Férias para Todos” - programa de atividades de ocupação dos tempos livres nos períodos de férias, dirigido a alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos; o apoio ao nível dos transportes escolares e refeições escolares; o Regulamento “Loulé Solidário” que permite comparticipar despesas de famílias carenciadas (renda de casa, faturas da água e luz, medicamentos, etc.); o apoio à recuperação habitacional de estratos sociais desfavorecidos; o apoio ao arrendamento habitacional; a tarifa social de água; o sistema de teleassistência para apoiar idosos que vivem isolados; a redução fiscal para famílias numerosas (IRS e IMI); ou ainda, ao nível interno, a política de conciliação e promoção do bem-estar e saúde dos funcionários municipais e suas famílias, através do acesso gratuito ao Pavilhão Desportivo e Piscinas Municipais, consulta de Psicologia e Nutricionismo, a atribuição do “Cheque Bebé”, entre outras.
“A Câmara Municipal de Loulé tem desenvolvido um conjunto bastante significativo de políticas integradoras, inclusivas e sustentadas que têm contribuído para melhorar a qualidade de vida das nossas famílias, ao longo de todo o ciclo da vida. Mais uma vez o nosso trabalho foi reconhecido, o que nos estimula a fazer ainda mais e melhor”, declara Telmo Pinto, presidente da Câmara Municipal de Loulé.
Loulé participa desde 2018 nesta iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, com distinções em todos os anos.
O Município de Loulé continuará a concretizar respostas e soluções que contribuem para melhorar a vida das crianças, jovens, famílias e população sénior.
CM Loulé




