O Enoturismo algarvio vai ganhar novo fôlego com a assinatura de um protocolo que junta a Região de Turismo do Algarve (RTA) à Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) com o objetivo de impulsionar o produto turístico no destino,

que conta com mais de 30 quintas produtoras e um aumento da área de vinha nos últimos anos.

A cerimónia decorreu no passado dia 23 de julho, nas novas instalações do Posto de Turismo do Carvoeiro.

Promover a Região Vitivinícola do Algarve no mercado interno alargado (Portugal e Espanha), mostrando a residentes e turistas a qualidade dos vinhos de Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira, é o que pretendem as duas entidades regionais com este protocolo assinado pelo presidente da RTA, João Fernandes, e pela presidente da CVA, Sara Silva. Na cerimónia que foi aberta à comunicação social, esteve ainda o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, bem como alguns produtores de vinhos regionais.

De salientar que, de acordo com a Região de Turismo do Algarve, a procura primária de viagens associada à gastronomia e vinhos tem vindo a crescer ao ritmo de 5% a 8% ao ano e que o produto é uma oferta turística complementar ao tradicional sol e mar no Algarve, de acordo com o Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve.

Também a APP dos Vinhos do Algarve foi alvo de melhorias e foi relançada com uma nova imagem, disponível em IOS e Android, com o intuito de colocar os Vinhos do Algarve no mapa do Enoturismo nacional, destacando assim a qualidade da região também a este nível.

Na APP é possível consultar a localização geográfica dos produtores, saber quais os pontos de venda e restaurantes onde os vinhos estão disponíveis, bem como encontrar notícias e eventos relacionados com a Região Vitivinícola.

Por: Vinhos do Algarve