Vereador do PSD de São Brás de Alportel, Bruno Sousa Costa, apresenta proposta para orçamento do Município de SBA para redução das perdas dos ramais
Foi com grande surpresa e preocupação que o PSD/São Brás de Alportel tomou conhecimento, em agosto passado, que, segundo estudo da DECO, o Município de São Brás de Alportel se encontra entre os 15 municípios a nível nacional onde existe um maior volume de perdas de água na rede pública de abastecimento. São cerca de 333 litros de água desperdiçada por dia, o que equivale a 638 mil metros cúbicos de água desperdiçada, no Município de São Brás de Alportel, em cada ano.
 
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todo o país está em situação de seca, sendo que quase metade (48,4%) encontra-se em seca moderada e 15,4% em seca fraca. Um terço está em seca severa (32,7%) ou extrema (3,4%), esta última no canto sudeste do país, numa área que vai desde Albufeira, no Algarve, até quase a Mértola, no Alentejo, uma vasta área que engloba também o nosso concelho.
 

Não é por isso aceitável que, em São Brás de Alportel, se permita um desperdício tão chocante deste bem essencial que é a água.

Neste sentido, a propósito do orçamento camarário para o ano de 2020, o vereador eleito pelo PSD, Bruno Sousa Costa, apresentou a proposta de criação de um Plano Detalhado de Eficiência Hídrica, estabelecendo como uma das prioridades do município a redução de perdas de água nas suasinfraestruturas, são de tal ordem elevadas as perdas que os ramais municipais mais parecem «um balde roto», a proposta do Vereador em Regime de Não Permanência será comtemplada Orçamento da Camarário de São Brás de Alportel, segundo informação prestada pelo Sr. Presidente da Camara Municipal, Vitor Guerreiro, tendo este sido aprovado em Assembleia Municipal no passado dia 26 de novembro.
 
Com a criação deste Plano deverão ser contempladas diversas medidas como a pesquisa ativa de fugas (permitindo a sua rápida reparação), a colocação de sensores nas redes com um programa de monitorização constante do estado das mesmas, a criação de uma zona de gestão da pressão (permitindo a redução das perdas permanentes e a frequência de roturas), a reabilitação das condutas existentes e a substituição progressiva das mesmas, etc.
 
Para além destas medidas é necessário dotar todo o concelho de uma rede capaz de responder ao direito de todos terem acesso a água potável, algo que por vezes não sucede na zona serrana.
Ainda no âmbito deste Plano Detalhado de Eficiência Hídrica deverá ser feita uma atempada e necessária manutenção das rotundas e espaços verdes do concelho que, devido à contenção no gasto de água, estão descuidadas, parecendo algumas mesmo abandonadas (enquanto se esquecem dos 638 mil metros cúbicos de água que são perdidos na rede pública devido ao seu mau estado), dando uma péssima imagem do nosso concelho para quem aqui vive e para todos os que nos visitam.
 
É por isso urgente que se proceda à requalificação destas rotundas e espaços verdes de forma a torná-los sustentáveis e de baixa ou nenhuma necessidade de manutenção.
Vivemos num tempo em que as situações de seca são frequentes em Portugal continental com consequências graves na agricultura e pecuária, na energia e no bem-estar das populações. Todas as previsões apontam para que no futuro exista uma diminuição da precipitação em cerca de 15% dependendo da região, sendo que no Algarve pode chegar aos 30%.
 
É urgente uma mudança de comportamento e prevenção, fazendo uma boa gestão da água, e o futuro do Município de São Brás de Alportel, pelas suas características geográficas e localização,  corre sérios riscos ambientais, económicos e sociais se não forem tomadas, hoje, as necessárias medidas que reduzam ao máximo o consumo e o desperdício deste bem essencial à vida humana.
É, pois, imperioso criar e implementar um verdadeiro e eficaz Plano Detalhado de Eficiência Hídrica conforme proposto por Bruno Sousa Costa, vereador eleito pelo PSD/São Brás de Alportel.
 
 
Por: PSD