Agência Portuguesa do Ambiente (APA) divulgou três listas que revelam a lotação máxima de mais de 200 praias localizadas nas regiões do Algarve e do Tejo e Oeste.

Saber quantas pessoas podem estar em cada praia, seja ela grande ou pequena. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) divulgou esta quarta-feira, 27 de maio de 2020, três listas que revelam a lotação máxima de mais de 200 praias localizadas nas regiões do Algarve e do Tejo e Oeste, frisando que a pandemia do novo coronavírus pode implicar a redução da capacidade de ocupação do areal. A lotação máxima das restantes será conhecida nos próximos dias, uma vez que o arranque oficial da época balnear está marcado para 6 de junho de 2020. 

Na região Tejo/Oeste, a praia com capacidade para acolher um maior número de pessoas é da Nazaré (17.100), seguida pela Fonte da Telha, no concelho de Almada, (14.500) e, depois, Carcavelos, no concelho de Cascais (12.100).No Sotavento algarvio, as duas praias com maior lotação são a de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, e a de Faro, com uma capacidade de 12.600 banhistas cada uma.

No Barlavento, a praia da Rocha, no concelho de Portimão, tem uma capacidade potencial de ocupação de 8.800 pessoas, a mais elevada da zona, seguida da Meia Praia, no concelho de Lagos, com 8.700 - este areal está, de resto, na lista das 10 praias mais seguras da Europa para ir de férias em 2020.

Em 63 praias, a APA assinala que a capacidade potencial de ocupação pode subir, "considerando a variação da maré". É o caso da praia São João da Caparica, em Almada, cuja lotação poderá passar de 9.700 para 12.200. Os areais mais problemáticos também ficam mais a sul do país. A praia mais pequena é a da Marinha, em Lagoa, que poderá contar apenas com entre 15 a 20 pessoas, dependendo da maré. A praia de Arrifes, em Albufeira, também apenas poderá ter entre 30 e 40 pessoas, e a praia dos Tremoços, em Lagoa, tem lotação máxima de 60 a 80 banhistas.

Aqui podes cosnultar a capacidade máxima de cada praia, de acordo com listas anunciadas no site da APA: